Notícias

Fórum de Teixeira Soares e Conselho da Comunidade disponibilizam recursos para projetos sociais


FÓRUM DE TEIXEIRA SOARES E CONSELHO DA COMUNIDADE DISPONIBILIZAM RECURSOS PARA PROJETOS SOCIAIS

O Fórum da Comarca de Teixeira Soares em parceria com o Conselho da Comunidade disponibilizou em março deste ano, pela primeira vez, recursos para atender Projetos de entidade sem fins lucrativos. Os Projetos contemplados foram Horta e Pomar e A Experiência a Favor do Combate à Violência, através da instituição Associação Teixeirense de Apoio ao Idoso (Atai). O valor repassado foi de aproximadamente 10 mil reais.

O dinheiro do repasse vem da execução de penas pecuniárias. O valor mantém o Conselho da Comunidade que faz o controle das execuções mediante convênio com o Fórum. Quando há sobras, o Juiz pode pedir edital de disponibilização de recursos para entidades devidamente cadastradas que atendam o objetivo de prevenir a criminalidade ou ressocializar os apenados.

O Conselho da Comunidade é composto por técnicos judiciários, advogados, comerciantes, enfermeira e psicóloga, que prestam atendimento aos detentos.

O Projeto Horta e Pomar inclui condenados na prestação de serviços de plantio de hortaliças e frutas, com a ajuda técnica da parceira do projeto SUL Agrícola, que oferecerá treinamento aos apenados com o objetivo de ajuda-los no mercado de trabalho e na realização deste trabalho social.

O Projeto A Experiência a Favor do Combate à Violência visa realizar uma reforma para adaptação de um espaço, onde idosos receberão quinzenalmente a visita de alunos de escolas municipais com atividades de interação, para que assim as crianças desde cedo aprendam noções de respeito aos mais velhos e recebam carinho e atenção.

Segundo a diretoria do Conselho, é preciso iniciar o trabalho com as crianças para evitar que se tornem reflexos do que vivenciam em casa ou na rua. Também é preciso ofertar alternativas que mostrem ao apenado que existe um novo caminho.