Notícias

Programa Justiça no Bairro realiza atividades no Noroeste do Paraná


Programa Justiça no Bairro realiza atividades no Noroeste do Paraná

Qua, 27 jul 2016 15:56:23 +0000

Neste último sábado (23/7) aconteceu o encerramento das atividades do Programa Justiça no Bairro do Tribunal de Justiça do Paraná na região Noroeste do Estado. Desde terça-feira (19/7), foram atendidas as populações de Tapejara, Cruzeiro do Oeste Guaíra e Umuarama.

Durante a semana, na Comarca de Guaíra foram realizados 98 atendimentos da Vara Criminal, nas ações de Execução da Pena, sob coordenação do magistrado Moacir Antonio Dalla Costa, do 1º Juizado Especial, Cível e Criminal da Fazenda Pública de São José dos Pinhais, com a participação de sua equipe e da servidora Ana Raquel Martins, da 2ª Vara de Execuções Penais de Curitiba. A Juíza Substituta da Comarca, Marcela de Lourdes de Oliveira Ribeiro Mansano, também participou das atividades.

No dia 21 a equipe foi até o Município de Tapejara, onde realizou aproximadamente 400 atendimentos, sendo 35 audiências da demanda reprimida, além das orientações jurídicas e ao final do evento, foi realizado a celebração de 57 casais, em parceria com a Prefeitura Municipal. 

Já no dia 22, em Cruzeiro do Oeste, foram realizados cerca de 3.000 atendimentos, sendo 20 pericias previdenciárias de processos em trâmite, além de mais de 40 audiências de instrução e julgamento em ações de usucapião e previdenciárias. Os atendimentos também se estenderam nas ações de família, onde foram efetivadas mais de 160 audiências, assim como da demanda reprimida e curatelas.

No Sábado, dia 23, em Umuarama, foram efetivados cerca de 3.000 atendimentos, sendo concretizadas pericias em processos em trâmite em ações de cobrança de DPVAT, permitindo a realização de 52 audiências, alcançando mais de 50% de acordo, bem como cerca de 62 audiências de família, da demanda reprimida.

O Programa Justiça no Bairro contou ainda com a parceria da Unipar, que cedeu as instalações do Núcleo de Prática Jurídica e disponibilizou o corpo docente por meio dos professores e dos acadêmicos para atendimento, sob a coordenação da assessora do Ministério Público Mariana Machado de Camargo.