Notícias

Programa Justiça no Bairro realiza mais de 14 mil atendimentos na Região Noroeste


PROGRAMA JUSTIÇA NO BAIRRO REALIZA MAIS DE 14 MIL ATENDIMENTOS NA REGIÃO NOROESTE

As comarcas de Paranavaí, Sarandi e Mandaguari, na região Noroeste, receberam neste mês de agosto, a equipe do Justiça no Bairro do Tribunal de Justiça do Paraná, numa parceria com o Sesc Cidadão. O Mutirão Carcerário também participou desta edição do Justiça no Bairro.

Em Mandaguari, no dia 19/8, foram realizados mais de quatro mil atendimentos. Entre eles, cerca de 84 pericias e mais de 227 audiências, sendo 155 audiências da demanda espontânea, 72 audiências de processos em trâmite e 108 casamentos, além de outros serviços, como emissão de Carteira de Identidade, com prioridade às crianças das escolas municipais.

A Prefeitura Municipal, por meio de suas secretarias, promoveu a divulgação do evento, realizado na Escola Iolanda Cercal da Silva. Houve participação do Judiciário e Ministério Público da Comarca, com a presença dos Juízes Iza Maria Bertola Mazzo e Angela Karina Chirnev Pedotti Audi, bem como dos representantes do Ministério Público Erick Leonel Barbosa da Silva e Vilmar Antonio Fonseca.

Em Sarandi, a Prefeitura Municipal apoiou o evento, realizado entre os dias 15 e 20/8 no Colégio Estadual Olavo Bilac. Foram concluídos mais de 10 mil atendimentos, sendo 387 pericias, 271 audiências de processos em trâmite, 424 audiências da demanda espontânea, a celebração de 210 casamentos, além de outros serviços, como a emissão de carteiras de Identidade.

O evento contou com a participação dos Juízes de diversas comarcas: Elaine Cristina Siroti, Rafael Altoé, Ketbi Astir José, Belchior Soares da Silva, Alberto Luis Marques dos Santos, Renata Bolzan Jauris, Chélida Roberta Soterroni Heitzmann e Mércia Deodato do Nascimento, além dos Promotores de Justiça: Ricardo Malek e Wilson Euclides Guazzi Massali. 

Acadêmicos de Direito da Faculdade Unifama de Maringá e Unipar de Paranavaí, estes supervisionados pelo professor Albino Gabriel Turbay Junior, participaram do atendimento à população e da realização das audiências de conciliação. Entre os parceiros estavam ainda o Sistema Fecomércio, Copel, ICI, Cartórios de Registro Civil e Exército Brasileiro. A OAB assumiu gratuitamente os atendimentos da demanda litigiosa.

Mutirão Carcerário

Coordenado pelo Juiz Moacir Antonio Dalla Costa, do Juizado Criminal de Curitiba, o Mutirão Carcerário acompanhou a edição do Programa Justiça no Bairro na Região Noroeste.

Foram realizados 117 atendimentos da Vara Criminal nas ações de Execução da Pena. Nesse período foram concedidos indultos, comutações e términos de pena, focando-se também na remoção e transferência de presos diante da superlotação das Delegacias do interior. Houve participação das magistradas Elaine Cristina Siroti e Vanyelza Mesquita Bueno, bem como das Promotoras de Justiça Mônica Maciel Gonçalves e Carla Cristina Castner Martins Serra, além da equipe do Mutirão Carcerário e de servidores do cartório criminal da Comarca.