Desembargador Luiz Osório Moraes Panza

Luiz Osório Moraes Panza, filho de Luiz Carlos Fagundes Panza e Iara Moraes Panza, nasceu no dia 26 de setembro de 1964, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), sendo torcedor do Botafogo F.R.

Aprovado em concurso público para o cargo de juiz substituto, foi nomeado no dia 15 de junho de 1989 para a comarca de Cianorte. No dia 6 de junho de 1990, foi nomeado juiz de direito e judicou nas comarcas de Campina da Lagoa, Santa Mariana, Medianeira e Curitiba.

No dia 4 de outubro de 2010, foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

É membro presidente do Comitê de Precatórios do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, com base na Resolução nº 303/2019 do CNJ, desde o ano de 2011.

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (1986), especialização em Direito Civil pelo IBEJ - Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (1998), mestrado (2005) e doutorado (2013) em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Pós-Graduado em Direito Constitucional Penal pela Universidade Católica Portuguesa (2018).

Professor titular II do Centro Universitário Curitiba, prestador de serviços da Escola da Magistratura do Paraná e professor de ensino superior da Universidade Positivo.

Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito empresarial, direito processual civil e hermenêutica jurídica, com publicação de capítulos de livros e artigos científicos.