Formação de novos facilitadores do Programa “Pacificar é Divino”

 

Nesta quinta-feira (21/03) foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados aos 16 novos facilitadores do Pacificar.

O evento foi realizado na Cúria Metropolitana de Curitiba (salão nobre), tendo o curso sido ministrado pela equipe da Arquidiocese de Curitiba.

Estiveram presentes na cerimônia a gestora do Programa Pacificar (Jenyfer M. P. Leal), os multiplicadores do Pacificar (Diácono Flávio Binder; Dr. Áureo Simões Junior; Professora Dulce Slama Binder) dentre outros participantes.

 

                                              

 

 

____________________________________________________________________________________________________________

Últimas ações desenvolvidas pela 2ª Vice-Presidência

 

2ª Vice-Presidência realiza parceria com o Museu Oscar Niemeyer

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por meio de sua 2ª Vice-Presidência, formalizou uma parceria com o Museu Oscar Niemeyer (MON), com o objetivo de garantir aos Magistrados, Servidores e seus familiares, acesso à cultura e arte.

A assinatura do documento foi realizada no último dia 22/03, no MON, com a presença do Desembargador José Laurindo de Souza Netto, 2º Vice-Presidente do TJPR, e a Diretora-Presidente do Museu, Sra. Juliana Vellozo Almeida Vosnika.

Além de garantir o acesso de magistrados e servidores, a parceria também vai contribuir com projetos de Cidadania desenvolvidos pela 2ª Vice-Presidência. A primeira atividade ocorrerá no dia 27/03, com uma visita guiada às exposições do Museu, para adolescentes do Programa Jovens Promissores.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2º Vice-Presidente celebra acordo de cooperação com

6 instituições de ensino superior de Foz do Iguaçu

No último dia 20, o Desembargador José Laurindo de Souza Netto, 2º Vice-Presidente do TJPR, esteve em Foz do Iguaçu participando de uma série de eventos. Pela manhã, ele foi recebido pelos magistrados que compõe os Juizados Especiais e Cejuscs da região, e no período tarde, no Tribunal do Júri do Fórum de Foz do Iguaçu, foi realizada a celebração de 6 acordos de cooperação com instituições de ensino superior: a Universidade Federal da Integração Latino-americana – UNILA, a Faculdade de Foz do Iguaçu – FAFIG, a Sociedade de Educação Três Fronteiras – UNIFOZ, o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC, o Centro Universitário União das Américas – UNIAMÉRICA e a AEI Ensino Superior de Iguaçu – CESUFOZ.

Os convênios são fruto de uma ampla articulação entre a Coordenação do CEJUSC da Comarca com a comunidade acadêmica local, que ganha contornos institucionais e garante a instalação de extensões pré-processuais do CEJUSC em cada uma das instituições.

A partir desses convênios, considerados a maior articulação conjunta com a academia para viabilização da cultura de paz já realizada no Estado, a população da cidade contará com novos postos de atendimento para resolução de seus conflitos.

Os representantes das instituições ainda participaram de uma reunião técnica, com servidores do Tribunal de Justiça, para receberem orientações sobre questões operacionais das novas extensões do CEJUSC.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Primeiro Núcleo de Mediação Comunitária do Estado

é criado no 19º Batalhão da Polícia Militar em Toledo

Iniciativa realizada por meio da 2ª Vice-Presidência do TJPR, se caracteriza por uma forma de trabalho integrado da Polícia Militar e do Poder Judiciário para garantir mais cidadania e uma Justiça mais próxima do cidadão.

Com o objetivo de resolver pequenos conflitos sem a necessidade de abertura de processos judiciais, foi criado o primeiro Núcleo de Mediação Comunitária, NUMEC, em Toledo. O núcleo, instalado dentro do 19º Batalhão da Polícia Militar, conta com policiais treinados, capazes de atuarem como mediadores de conflitos.

Dessa maneira, casos como briga de vizinhos e perturbação de sossego, por exemplo, poderão ser resolvidos rapidamente, sem a abertura de processo. Além disso, a própria PM se beneficia do trabalho garantindo uma resposta imediata à comunidade, além de prevenir o surgimento de novas ocorrências semelhantes.

O Núcleo foi desenvolvido pelo Cejusc da região, coordenado pelo Juiz de Direito, Dr. Rodrigo Rodrigues Dias, que propôs à PM local o desenvolvimento de um trabalho integrado com o Poder Judiciário. Para tanto, onze policiais militares foram capacitados como mediadores judiciais, seguindo todas as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para o magistrado Rodrigo, esse projeto reforça os vínculos entre a sociedade, a Polícia Militar e o Poder Judiciário. “A criação do NUMEC celebra a parceria do Poder Judiciário com a PM, trabalhando juntos na efetiva pacificação social. Além disso, oportuniza que a polícia exerça suas próprias funções de maneira mais assertiva, não se limitando em atender a ocorrência e encaminhá-la ao Poder Judiciário, que acaba por aplicar uma sansão que não vai gerar o apaziguamento daquelas relações. Com esse Núcleo a própria polícia pode oferecer ao cidadão a possibilidade de, numa sessão de mediação, resolver o seu conflito, dando uma resposta efetiva e significativa, aproximando-se do cidadão, fortalecendo os vínculos comunitários entre as pessoas”, relata o juiz.

A inauguração do NUMEC foi realizada na terça-feira, dia 19/03, na sede do 19º Batalhão da PM de Toledo, e contou com a presença do 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto. O magistrado destacou a importância da iniciativa: “A Comarca de Toledo se sobressai com a instalação do primeiro NUMEC do Estado. A formação de um policial instrutor é de extrema relevância para a expansão das práticas autocompositivas no campo do processo penal. A PM é a primeira a ter contato com o conflito, e agora pode colaborar com o processo de mediação, emancipando os indivíduos para que solucionem seus problemas de forma autônoma”.

 

Medalha de Reconhecimento

Ao final da cerimônia o Desembargador José Laurindo ainda foi agraciado com uma moeda comemorativa do 19º Batalhão de Polícia Militar. Inspirada na tradição militar das "challenge coins", a moeda simboliza a honra e o orgulho em servir à Pátria e é entregue a autoridades e personalidades que demonstrem interesse e comprometimento à causa da segurança pública.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2º Vice-Presidente do TJPR é recebido pelo prefeito de

Cascavel e assina convênio com o PROCON da região

Durante a viagem ao interior do Estado, no dia 19/03, o 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, foi recebido pelo Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, para celebrar um termo de cooperação por meio do qual o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMC) do TJPR e a Prefeitura de Cascavel estabelecem cooperação interinstitucional visando o acesso à Justiça e a construção de uma cultura de paz social com métodos consensuais de solução de conflitos em atuação pré-processual ou extraprocessual e atividades de cidadania no âmbito do Procon.

O projeto tem por objetivo aperfeiçoar o sistema de tratamento de conflitos consumistas, com a instalação de uma extensão do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) na unidade do Procon da região. Para tanto será realizada a capitação dos colaboradores em mediação judicial e a realização de sessões de mediação e conciliação, com a supervisão direta do juiz coordenador do Cejusc. Cascavel é a segunda cidade do Paraná a formalizar o convênio com o TJ. A primeira foi Maringá, em fevereiro deste ano. 

Na ocasião, participaram do ato, o Juiz Auxiliar da 2º Vice-Presidência do TJPR, Dr. Anderson Ricardo Fogaça, os juízes da Comarca de Cascavel, Dr. Leonardo Ribas Tavares (diretor do Fórum); Dr. Fabrício Mussi (coordenador da Cejusc); Dr. Rosaldo Elias Pacagnan; Dra.Jaqueline Allievi e Dr.Valmir Zaias Cosechen, além dos procuradores do Município, Luciano Braga Côrtes e Laura Leite.

Ainda durante o encontro, foram discutidas formas de articulação entre o TJPR e o Poder Executivo Municipal de Cascavel para desenvolvimento de medidas socialmente úteis.

Convênio com a UNIVEL

Finalizando a visita à cidade, o Desembargador ainda esteve na sede do Centro Universitário de Cascavel (UNIVEL), para a celebração de um Acordo de Cooperação com o Núcleo Comunitário de Práticas Restaurativas do TJPR.

O objetivo do acordo é possibilitar o acesso à justiça e a construção de uma cultura de paz social, por meio de métodos consensuais de solução de conflitos, com a viabilização de cursos de capacitação em Justiça Restaurativa.

Ao final do evento o magistrado ainda conheceu o Cejusc instalado dentro da universidade, que é considerado modelo de gestão para outras extensões.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2º Vice-Presidente promove encontro com Juízes de Cascavel

 

Em viagem ao interior do Estado, o 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto esteve em Cascavel reunindo-se com magistrados da região. O objetivo é trocar experiências e informações sobre a nova gestão da 2ª Vice-Presidência, bem como sobre o trabalho desenvolvido nos Juizados Especiais e Cejusc´s da Comarca.

O encontro aconteceu nessa terça-feira, dia 19/03, e contou com a presença dos Juízes: Pedro Ivo Lins Moreira, Phelipe Müller, Gabrielle Britto de Oliveira, Leonardo Ribas Tavares, Filomar Helena Perosa Carezia, Fernanda Consoni, Sandra Regina Bittencourt Simoes, Fabricio Priotto Mussi, Rosaldo Elias Pacagnan, Valmir Zaias Cosechen, Jaqueline Allievi, Eduardo Villa Coimbra Campos, Claudia Spinassi, Nicia Kirchkein Cardoso e Osvaldo Alves da Silva.

.

Ao final da reunião o Desembargador ainda acompanhou os magistrados numa visita às obras de instalação do novo Cejusc de Cascavel.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

"NUPEMEC REALIZA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2019

  

 

Foi realizada na última quinta (14.03.2019), a 1ª Reunião Ordinária do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC.

Na oportunidade, o colegiado aprovou uma série de programas e projetos estratégicos, relacionados à Política Nacional de Tratamento Adequado aos Conflitos de Interesse, instituída pela Res. 125/2010 do CNJ.

Destaque para o projeto piloto do Sistema de Aplicação de Medidas Socialmente Úteis, de autoria do Des. JOSÉ LAURINDO DE SOUZA NETTO, 2º Vice-Presidente do TJPR e Presidente do NUPEMEC. O Sistema tem por objeto infrações de natureza criminal e busca resgatar o caráter terapêutico das prestações sociais alternativas, em especial da prestação de serviços à comunidade, ao invés da mera aplicação de penas pecuniárias.

“O Sistema de Aplicação de Medidas Socialmente Úteis visa combater a banalização das prestações pecuniárias e das penas de multa, resgatando o caráter terapêutico e restaurativo da prestação de serviços à comunidade e conta com a participação dos mais diversos atores do Sistema de Justiça Criminal: Poder Executivo (Municipal e Estadual), Agências de Segurança Pública, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos da Comunidade e demais Organizações da Sociedade Civil Organizada”, destacou o Des. JOSÉ LAURINDO.

Além disso, foi aprovado o Regimento dos Cursos de Justiça Restaurativa com 03 propostas de capacitação, a certificação do CEJUSC Criminal de acordo com o Sistema de Aplicação de Medidas Socialmente Úteis e a minuta de alteração que inclui um Juiz Coordenador de CEJUSC Criminal na composição do NUPEMEC (expediente que será apreciado oportunamente pelo OE).

Os demais expedientes aprovados versaram sobre certificação de CEJUSCs do interior, proposta de remuneração para os quadros de terceiros facilitadores do CEJUSC e a atualização do Regimento dos Cursos de Mediação Judicial do NUPEMEC.

 

ATRIBUIÇÕES DO NUPEMEC

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, órgão colegiado vinculado à 2ª Vice-Presidência, é responsável pelo desenvolvimento, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Paraná, da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse, instituída pela Resolução 125/2010-CNJ.

Sua criação se deu por força da edição da Resolução 13/2011, do Órgão Especial desta Corte - OE (alterada pelas Resoluções 59/2012 e 180/2017, também do OE).

Dentre suas atribuições merecem destaque:

a) deliberar sobre a política de autocomposição e métodos consensuais de solução de conflitos (conciliação e mediação) no âmbito estadual;

b) a instalação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCs;

c) estabelecer normas para a celebração de convênios e parcerias com entes públicos e privados para atender os fins da Resolução 125 do CNJ;

d) incentivar ou promover a capacitação, treinamento e atualização permanente de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores acerca dos métodos consensuais de solução e conflitos.

Acesse o Portal da Conciliação (www.tjpr.jus.br/conciliacao) e acompanhe todos os projetos e ações desenvolvidos pelo TJPR na área de conciliação e mediação."

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Sessão solene pelo Brasil e contra a corrupção na Câmara de Deputados

 

Acompanhe o evento ao vivo clicando aqui: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/54699

 

Local: Plenário da Câmara dos Deputados

Início: 13/03/2019 às 09h00

Situação: Em Andamento

Pauta: Pelo Brasil e contra a corrupção.

 

O 2º Vice-Presidente, Des. José Laurindo de Souza Netto, Dr. Frederico Mendes Junior e Dr. Rogério Cunho da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) participam em Brasília da Sessão Solene pelo Brasil e contra a Corrupção na Câmara de Deputados.

O des. José Laurindo assevera que: “O momento é muito importante, precisamos acompanhar de perto os debates. Não podemos ficar alheios aos acontecimentos”.

 

 

O pacote anticrime e anticorrupção apresentado ao Congresso no dia 19 de fevereiro terça-feira pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, foi o primeiro objeto de trabalho da Frente Ética Contra a Corrupção (FECC) - frente parlamentar mista que reúne 215 deputados e 6 senadores de 24 partidos e deverá ser lançada oficialmente no dia 13 de março.

A diretoria da frente definiu que a análise do pacote anticorrupção é uma demanda emergencial, merecendo atenção prioritária nos próximos meses. “Todos nós concordamos que a gente precisa se debruçar sobre esse assunto. Ele [pacote do Executivo]não trata só de corrupção, trata de crimes violentos e do crime organizado, mas o crime de corrupção está ligado a esses outros dois crimes”, disse o deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), que aderiu à FECC.

A presidente da FECC, a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) informou que, além de analisar as alterações legislativas sugeridas por Moro, a frente atuará com três eixos: fiscalização, legislação e educação.

Segundo ela, a fiscalização terá como foco garantir transparência, eficiência e integridade na gestão de recursos públicos. Já o eixo legislação deverá se concentrar na análise das 70 propostas legislativas anticorrupção, que integram um documento produzido por 373 instituições brasileiras, como a Transparência Internacional, o instituto Ethos, o Observatório Social do Brasil, entre outros. Por fim, o eixo educação será voltado a palestras e campanhas ligadas ao combate à corrupção.

“A gente quer fazer palestras e várias coisas que sejam educativas para prevenir, não para punir. A corrupção é um mal invisível, é um crime invisível e o Brasil precisa lutar contra isso”, disse.

A data de lançamento da frente foi sugerida por uma de suas integrantes, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP). Líder do movimento #NasRuas, a deputada lembrou que a data marcará os três anos da maior manifestação popular da história do País. Em 13 de março de 2016 cerca de 3 milhões de pessoas, distribuídas por 250 cidades brasileiras, foram às ruas para defender a operação Lava Jato.

FONTE:   'Agência Câmara Notícias

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2º Vice-Presidente do TJPR participa do “Seminário Ser Mulher”, realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

   

 

Promovido pela Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Paraná, o seminário foi realizado com o objetivo de iniciar a discussão sobre como e quando as diferenças de gênero se fazem presentes e são reproduzidas no círculo de atuação do Poder Judiciário, especialmente no acesso à Justiça, na prestação dos serviços jurisdicionais e na sua própria estrutura. Participaram do evento o Presidente da casa, Des. Adalberto Jorge Xisto, o 2º Vice-Presidente, Des. José Laurindode Souza Netto, a Ouvidora-Geral do TJPR, Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, a Ouvidora Substituta, Desª. Maria Aparecida Blanco de Lima, o Des. Fernando Prazeres, a Des. Regina Helena de Oliveira Portes, assim como o Pres. da Amapar Dr. Geraldo Dutra de Andrade Neto, além de diversos pesquisadores, profissionais da educação, servidores e academicos.

Convidado pela Comissão Organizadora do “Seminário Ser Mulher” para fazer parte da mesa de debates, o Desembargador José Laurindo de Souza Netto deu ênfase a participação das mulheres no judiciário – enaltecendo o grande trabalho realizado pelas magistradas que atuam na casa, “a magnífica atuação das mulheres no exercício da judicatura tem sido motivo de inspiração para o colegas e motivação para os que almejam a carreira. Podemos dizer que a magistratura feminina paranaense tem sido representada com brilhantismo e esmero. Nos demais seguimentos da sociedade, principalmente junto aqueles órgãos e instituições que cuidam de políticas públicas, a participação das mulheres é de fundamental importância, desse modo será garantido o desenvolvimento de projetos voltados a valorização da mulher e supressão de toda e qualquer iniciativa de cunho discriminatório por desigualdade de gênero”.

O Desembargador ainda falou sobre a cooperação técnica para desenvolvimento da equidade de gênero estabelecida entre a ONU Mulheres Brasil e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) com o objetivo de promover ações para a redução das desigualdades de gênero, raça e etnia e colaboração para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A questão das cotas de candidatura de gênero, que obriga que partidos apresentem ao menos 30% de candidatas mulheres também foi abordada. O magistrado lembrou que, dados reunidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indicam que essa exigência não vem sendo cumprida e alguns partidos recorrem a candidaturas de falsas para cumprir sua cota.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2ª Vice-Presidência inicia 2ª etapa da Operação Litoral 2019

Na quinta-feira (28) pela manhã, o 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, declarou aberta oficialmente a 2ª etapa da Operação Litoral de 2019.

Na ocasião, o 2º Vice-Presidente ressaltou a importância da iniciativa para uma aproximação do Poder Judiciário com os jurisdicionados e o aspecto educativo da operação.

A iniciativa da 2ª Presidência objetiva promover a prestação jurisdicional e orientar os cidadãos nas praias paranaenses no período do Carnaval, mais especificamente em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná (Balneário de Ipanema), de 28/02 a 07/03, e na Ilha do Mel, de 28/02 a 05/03.

Durante a operação, uma equipe do TJPR capacitada para aplicação de técnicas de conciliação e mediação estará disponível no litoral. Os Fóruns contarão com equipes capacitadas para promover a adequada prestação jurisdicional e orientar os cidadãos sobre os procedimentos no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais. O Juizado Móvel percorrerá todas as Comarcas no período, prestando atendimento geral à população através da divulgação de informações relevantes sobre a operação e o funcionamento dos Juizados e do Poder Judiciário.

Esta edição contará novamente com a participação do Ministério Público do Paraná (MP/PR), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e das Polícias Militar e Civil do Estado.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2º Vice-Presidente recebe o Coordenador da Clínica de Direito e Arte da UFPR

O Desembargador José Laurindo de Souza Netto, 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça e Presidente do NUPEMEC, recebeu nesta terça-feira (26), o Professor Marcelo Conrado (Coordenador da Clínica de Direito e Arte da Universidade Federal do Paraná) e sua equipe.

Na oportunidade, foram debatidas possíveis ações conjuntas entre o Judiciário e a Clínica de Direito e Arte com vistas ao resgate da cidadania através da inclusão social em atividades de arte e cultura, tendo em vista que as políticas públicas voltadas à afirmação da cidadania são de competência da 2ª Vice-Presidência do Tribunal, por delegação da Presidência.

Na ocasião, o 2º Vice-Presidente apresentou também o grupo de trabalho que ficará responsável pela interlocução institucional e pela apresentação de resultados.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2ª Vice-Presidência participa de evento que formaliza o ínicio da força-tarefa Infância Segura

Nesta quinta-feira (21/02), o 2º Vice-Presidente do Tribunal, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, participou do evento que formalizou o início da Força-Tarefa Infância Segura.

O Tribunal de Justiça do Paraná, o Governo do Estado, o Ministério Público do Paraná e outras instituições firmaram um pacto para realização da força-tarefa, que visa a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação e saúde para a proteção da criança, tanto através da prevenção quanto como o acolhimento e o atendimento às vítimas de violência.

Participaram do evento o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, o 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, o Governador do Estado do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, o Secretário de Estado Ney Leprevost Neto e demais autoridades.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Reunião com os multiplicadores do Programa Pacificar é Divino

 

Nesta quinta-feira (21/02), o 2º Vice-Presidente, Des. José Laurindo de Souza Netto, realizou uma reunião com os multiplicadores do Programa “Pacificar é Divino”, com o escopo de aprimorar o trabalho desenvolvido.

Neste ato, foram debatidas questões atinentes a capacitação, expansão do projeto a outras comarcas e, agendadas, inclusive, a programação de oficinas e simpósios.

Estiveram presentes na reunião a gestora do Programa Pacificar (Jenyfer M. P. Leal) e os multiplicadores do Pacificar (Diácono Flávio Binder; Dr. Áureo Simões Junior; Professora Dulce Slama Binder; Eloisa Selma Siqueira Lima; Valdeci Pelick e Wilson Tosta).

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça implementa o Cadastro Estadual para Mediadores e Conciliadores

 

Atendendo as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o disposto no artigo 167 do Código de Processo Civil, a 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná disponibilizou, nessa quarta-feira (20/02), o Cadastro Estadual para Mediadores e Conciliadores.

A plataforma digital, conhecida como CAJU (Cadastro de Auxiliares da Justiça), objetiva identificar as pessoas habilitadas a desenvolver a atividade de mediação e conciliação, fomentando a cultura da pacificação social em todo o Estado do Paraná.

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

Projeto Jovens Promissores dá início às atividades da 10ª e 11ª turmas.

20/02/2019

Nesta quarta-feira (20/02), foram iniciadas as atividades da 10ª e 11ª turmas do Programa Jovens Promissores em Curitiba, com a participação do 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador José Laurindo de Souza Netto.

Na ocasião, o Desembargador acolheu os participantes, incentivando-os a aproveitar as oportunidades ofertadas pelo Programa. O 2º Vice-Presidente ressaltou, ainda, a intenção de firmar novas parcerias, de forma a permitir que os jovens possam ser inseridos no mercado de trabalho e assumir o protagonismo de suas vidas.

Reunião com a Associação Comercial do Paraná sobre novos projetos.

19/02/2019

Nesta terça-feira (19), o 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, participou de uma reunião com o a Associação Comercial do Paraná, com o objetivo de alinhar um dos novos projetos a ser implementado na gestão 2019-2020.

Estiveram presentes na reunião o Presidente e o 1º Vice-Presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio José Geara e Camilo Turmina.

 

 

 

2ª Vice-Presidência firma acordo com o Procon de Maringá.

14/02/2019

Em evento realizado nesta quinta-feira (14), o Tribunal de Justiça do Paraná, por meio da 2ª Vice-Presidência, firmou parceria com o Procon de Maringá.

O acordo objetiva agilizar a resolução de processos e as questões pré-processuais da cidade de Maringá, fortalecendo a cultura da conciliação.

O convênio foi firmado pelo Desembargador José Laurindo de Souza Netto, 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná e Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), e pelo Prefeito de Maringá, Ulisses Maia.

 

 

 

 

2º Vice-Presidente instala novo CEJUSC na Comarca de Colorado.

13/02/2019

O 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Des. José Laurindo de Souza Netto, conduziu nessa quarta-feira (13) a solenidade de instalação do CEJUSC da Comarca de Colorado.

Estiveram presentes na cerimônia o Juiz-Auxiliar da 2ª Vice-Presidência (Dr. Anderson Ricardo Fogaça), os Juízes do Fórum de Colorado (Dra. Maria de Lourdes Araujo Cavalcanti Mundim, Dra. Luciana Paula Kulevicz e Dr. Diego Gustavo Pereira), os Promotores de Justiça (Dr. Sérgio Segurado Braz e Dra. Fernanda Bertoncini Menezes), o representante da OAB de Colorado - Subseção de Nova Esperança (Dr. Paulo Delazari), o Comandante da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (Capitão Erivelto Ferreira Coelho), o Delegado da Polícia Civil (Dr. Alysson Tinoco), o Prefeito de Colorado (Marcos José Consalter de Mello), os vereadores (Elias Vicente de Souza, Adão das Neves, Francisco Antônio dos Santos e Antônio Carlos de Andrade) e o Presidente da Associação Comercial (Luciano Marchesino).

2º Vice-Presidente participa de reunião na Ouvidoria com a Ouvidora-Geral do Tribunal de Justiça do Paraná.

07/02/2019

 

 

Nesta quinta-feira (07), o 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, participou de reunião na Ouvidoria com a Ouvidora-Geral do Tribunal, Desembargadora Ana Lúcia Lourenço.

 

 

2ª Vice-Presidência participa de reunião no Conselho Nacional de Justiça sobre conciliação no segmento bancário.

06/02/2019

No terceiro dia de gestão (06), a 2ª Vice-Presidência participou de uma reunião no Conselho Nacional de Justiça, em prosseguimento ao projeto iniciado entre o CNJ e a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), para tratar de conciliação no segmento bancário.

Estiveram presentes na reunião o 2º Vice-Presidente do Tribunal, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, e o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Anderson Ricardo Fogaça.

 

 

Juiz de Direito Rodrigo Rodrigues Dias recebe premiação no Conselho Nacional de Justiça.

05/02/2019

Nesta terça-feira (05/02), em cerimônia no Conselho Nacional de Justiça, foi informado o resultado do IX Prêmio Conciliar é Legal.

O Magistrado Rodrigo Rodrigues Dias, Juiz Coordenador do CEJUSC de Toledo/PR, membro do NUPEMEC, Instrutor e Formador de Instrutores em Mediação Judicial pelo CNJ e Coordenador do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do TJ/PR recebeu menção honrosa na categoria “Instrutores de Mediação e Conciliação” pela apresentação da prática “Oficina de Resumo e Pauta”, recebendo os cumprimentos pela efetiva contribuição em busca da resolução de conflitos e da pacificação social.

Estavam presentes na cerimônia o Ministro José Antonio Dias Toffoli, Presidente do Conselho Nacional de Justiça e o 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador José Laurindo de Souza Netto.

 

 

Reunião com o GMF e com a FECCOMPAR sobre novos projetos.

04/02/2019

No primeiro dia de gestão, a 2ª Vice-Presidência realizou uma reunião com o GMF (Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Medidas Socioeducativas) e com a FECCOMPAR (Federação dos Conselhos da Comunidade do Estado do Paraná), com o intuito de alinhar alguns dos novos projetos a serem implementados no biênio 2019-2020.

 

 

2º Vice-Presidente participa da palestra sobre o tema "Análise Econômica do Direito Processual Civil".

04/02/2019

No dia 04 de fevereiro, o 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, participou da palestra sobre o tema "Análise Econômica do Direito Processual Civil".

O evento foi realizado pela Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) e pela Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), tendo como palestrante o atual Secretário Nacional do Consumidor, professor e pós-doutor em Direito Luciano Benetti Timm, e a coordenação científica do Desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão.

 

 

 

Des. José Laurindo de Souza Netto toma posse como 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná.

01/02/2019

Na sexta-feira (01), o Desembargador José Laurindo de Souza Netto tomou posse como 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná para o biênio 2019-2020.

A nova Cúpula Diretiva do Tribunal de Justiça é formada pelo Presidente, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, pelo 1º Vice-Presidente, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, pelo Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador José Augusto Gomes Aniceto, pelo 2º Vice-Presidente, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, e pelo Corregedor de Justiça, Desembargador Luiz Cezar Nicolau.

 

 

 

2ª Vice-Presidente Inaugura dois espaços do Programa Pacificar É Divino em Toledo.

16/01/2019

Na quarta-feira (16), a Desª. Lidia Maejima, 2ª Vice-Presidente do TJPR e presidente do NUPEMEC, foi até a Comarca de Toledo, a fim de participar da inauguração de mais dois espaços do programa "Pacificar É Divino" que atenderão a Comarca.

Ambos os espaços são da Igreja Católica, um na Paróquia São Francisco de Asssis e outro na Paróquia São Pedro e São Paulo. Estes espaços receberão a demanda encaminhada de todas as paróquias da Comarca com o objetivo de oferecer espaço seguro para que os membros da comunidade possam resolver seus conflitos, alcançando, assim, a efetiva pacificação social.

 

 

 

 

Formatura dos participantes do Programa Jovens Promissores do TJPR foi realizada no dia 12

12/12/2018

 

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e a 2ª Vice-Presidência promoveram a formatura de 48 adolescentes que participaram neste ano do Programa Jovens Promissores. A solenidade foi realizada no dia 12 de dezembro, às 15h, no Auditório Pleno do TJPR, localizado no 12º andar do Prédio Anexo ao Palácio da Justiça.

Com essa certificação os adolescentes encontram-se em melhores condições de exercer atividades no mercado de trabalho, em razão de conhecimentos fundamentais agregados. A partir de agora terá início a segunda etapa, em que eles serão atendidos individualmente para serem direcionados para entrevistas de estágio e de emprego.

 

 

 

2ª Vice-Presidência promove o VI EMAJEP e o II EPACEJUSC

12/12/2018

 

Entre os dias 6 e 8 de dezembro foram realizados em Foz do Iguaçu o VI Encontro dos Magistrados dos Juizados Especiais do Paraná (EMAJEP) e o II Encontro Paranaense dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (EPACEJUSC). Os eventos reuniram 43 magistrados que atuam nos Juizados Especiais e também são coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs).

 

 


CEJUSC de 2º Grau completa 10 anos de existência

30/11/2018

 

Em uma cerimônia realizada na última sexta-feira (30/11) no auditório da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), foram comemorados os 10 anos de criação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de 2ª Grau do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).

 

 

NUPEMEC realiza I Simpósio Nacional de Melhores Práticas em Solução de Conflitos

 

30/11/2018

Em iniciativa inédita do Ministério da Justiça, em conjunto com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Paraná (Nupemec-PR), foi realizado em Curitiba, na última sexta-feira (30), o I Simpósio Nacional de Melhores Práticas em Solução de Conflitos.

 

 

Inauguração do 20º Espaço Pacificar em Curitiba

25/10/2018

Na quinta-feira (25) o Programa Pacificar é Divino inaugurou seu 20º Espaço Pacificar em Curitiba, no Santuário da Divina Misericórdia, no bairro Umbará. Somando os de Curitiba  com os instalados em Maringá, Londrina e Toledo, o programa conta hoje com 42 instalações destinadas à disseminação da cultura de pacificação social mediante métodos autocompositivos. Estiveram presentes na celebração a 2ª Vice-Presitende do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima; o Juiz Auxiliar, Dr Ricardo Henrique; o Padre Francisco Anchieta de Muniz; os novos faciliadores do Programa e mais alguns membros da ingreja e servidores do TJPR.

 

 

 

Primeira turma do Programa Jovens Promissores em Ibaiti participa de atividades em Curitiba

11/10/2018

No dia 11 de outubro (véspera do dia das crianças) os adolescentes que integram a primeira turma do Programa Jovens Promissores em Ibaiti participaram de diversas atividades em Curitiba, incluindo visitas ao Departamento de Investigações dobre Narcóticos (DENARC) da Polícia Civil, ao Tribunal de Justiça - onde puderam conhecer o museu da justiça -, ao 20º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) do Exército Brasileiro. Por fim, foram recebidos pela Desembargadora Lidia Maejima, que os incentivou a aproveitarem as oportunidades viabilizadas pelo programa.

 

 

 

NUPEMEC certifica Desembargadores que recentemente terminaram a etapa prática do curso de Mediação e Conciliação

09/10/2018

Na última terça-feira o NUPEMEC e a Coordenação do CEJUSC de 2º Grau realizaram cerimônia para entregados certificados de Terceiro Facilitador (Mediador e Conciliador) para uma turma de 22 pessoas que recentemente terminou a etapa prática de sua formação naquele Centro Judiciário. A maioria da turma foi composta por Desembargadores e Magistrados aposentados que já atua voluntariamente na área da conciliação há vários anos.

 

 

 

Inauguração de posto avançado do Juizado Especial em Borrazópolis, comarca de Faxinal.

28/09/2018

No dia 28 de setembro, a 2ª Vice-Presidente, Desª. Lidia Maejima e o Juiz Auxiliar de seu gabinete, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, participaram do evento de inauguração do posto avançado do Juizado Especial em Borrazópolis, comarca de Faxinal. O posto avançado facilita o acesso à justiça da população, que poderá ingressar com demandas e ter audiências realizadas em local próximo de suas residências.

 

 

 

Início de novas turmas do Programa Jovens Promissores.

24/09/2018

No dia 24 de setembro, o Programa Jovens Promissores promoveu o início das atividades das novas turmas da Região Metropolitana de Curitiba. Os 24 adolescentes em acolhimento institucional compareceram ao TJPR, onde realizaram uma visita guiada pelo Museu da Justiça, foram recebidos pela 2ª Vice-Presidente, Desª. Lidia Maejima, e receberam as primeiras orientações sobre o programa. Em seguida, participaram de uma oficina motivacional, promovida pelo Grupo "O Boticário", tendo sido desafiados a aproveitar as oportunidades que lher surgem. 

 

 

"Pacificar é Divino" comemora o dia Internacional da Paz na Igreja Santo Estanislau."

21/09/2018

Na sexta-feira (21) os participantes do Programa Pacificar é Divino da igreja Santo Estanislau, em comemoração ao Dia Internacional da Paz, aproveitaram a ocasião para apresentar os facilitadores de resolução de conflitos já formados, bem como os Espaços Pacificar já instalados no âmbito do seguimento religisoso da Igreja Católica que, só em Curitiba, totaliza 10 Paróquias. Ao final da Santa Missa, os facilitadores fizeram um momento de troca de experiências e informações quanto aos atendimentos realizados nos Espaços Pacificar de suas respectivas Paróquias. Também participaram do evento os representantes do Programa da 2ª Vice-Presidência do TJPR.

 

 

 

Reunião ajustando os pontos acerca da gestão por competência no âmbito da conciliação 

17/09/2018

2ª Vice-Presidência iniciou nesta segunda-feira o Projeto de gestão por competência no âmbito da conciliação, cuja finalidade é identificar e gerir perfis profissionais a fim de gerar maior retorno à pacificação social de conflitos.

 

 

 

 

Hospital de Olhos de Londrina - HOFTALON firma parceria com o Programa "Criança e Adolescentes Protegidos".

06/09/2018

A Desembargara Lidia Maejima juntamente com sua assessoria e o Dr. Alberto Júnior Veloso, Juiz de Direito em Londrina - todos representando o Programa "Crianças e Adolescentes Protegidos" - participaram de reunião com o Dr. Rodrigo Hasegawa, diretor da HOFTALON – Hospital de olhos de Londrina, ocasião em que firmaram parceria para realização de exames oftalmológicos nas mais de 3.000 crianças triadas com problemas visuais.

 

 

Câmara Municipal de Londrina apoia o programa "Criança e Adolescentes Protegidos".

06/09/2018

Na quinta-feira (06) o vereador Péricles Deliberador, do município de Londrina, recebeu em seu gabinete a Desembargadora Lidia Maejima e sua assessoria com a finalidade de definir parcerias para atendimento oftalmológico junto ao Programa "Crianças e Adolescentes Protegidos".

 

 

Projeto Piloto do Alvará Eletrônico é lançado em reunião na 2ª Vice-Presidência.

23/08/2018

A Desembargadora Lidia Maejima, 2ª Vice-Presidente do TJPR, o juiz Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, juiz auxiliar da 2ª Vice, servidores do tribunal, representantes da OAB e da Caixa Econômica estiveram reunidos para o lançamento do Projeto Piloto do Alvará Eletrônico, que tem como objetivo realizar o depósito judicial e o levantamento de valores de forma eletrônica, no próprio processo, utilizando o sistema Projudi.

Leia Mais!

 

Programa Jovens Promissores realiza reunião com Instituições de Acolhimento de Curitiba e Região Metropolitana

 

22/08/2018

Encontro foi realizado na 2ª Vice-Presidência com o objetivo de avaliar mais uma etapa de desenvolvimento do Programa. Até o momento 7 turmas finalizaram as atividades com mais de 60 atendidos.

 

TJPR e órgãos estaduais firmam convênio para implantar biometria no Foro Extrajudicial

 

21/08/2018

Desenvolvido por meio da 2ª Vice-Presidência do TJPR, convênio pretende evitar a prática de fraudes nos serviços extrajudiciais.

Leia Mais!

 

TJPR apresenta projeto “Biometria nos Estádios” para a Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios

17/08/2018

Representando a 2ª Vice-Presidência do TJPR, o Juiz Auxiliar, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, apresentou o projeto “Biometria nos Estádios” para a comissão. Pioneiro no país, o projeto vem alcançando resultados importantes e pode servir de modelo para outros estados, garantindo maior segurança nos eventos esportivos.

 

 

Inauguração do 9º Espaço Pacificar da Igreja Católica

14/07/2018

A Desembargadora Lidia Maejima foi recebida por religiosos do Santuário Nossa Senhora do Carmo, para a inauguração de mais um “Espaço Pacificar“, do Programa “Pacificar é Divino”. Esse é o 9º Espaço Católico inaugurado em Curitiba, e o 35º instalado em todo o Paraná.

Mais informações a respeito do Programa podem ser acessados por meio do link: www.tjpr.jus.br/pacificaredivino

Reunião com os Conciliadores do Centro Judiciário

13/07/2018

Cerca de 50 pessoas, entre servidores e conciliadores do Centro Judiciário, estiveram reunidas num encontro que tratou sobre as novas orientações na dinâmica de atendimento a ser adotada para o espaço recém-inaugurado.

 

Programa “Justiça e Cidadania Também se Aprendem na Escola” completa 25 anos de atuação.

 

Comemorando o atendimento de mais de 6 milhões de estudantes, um evento reunindo magistrados, voluntários do programa, servidores e estudantes foi realizado no auditório do Pleno.

Leia Mais!

 

Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania ganham aperfeiçoamento de mão de obra.

 

 

 

 

A 2ª Vice-Presidência do TJPR vem desenvolvendo uma série de ações para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido por magistrados e servidores dos centros.

 

Leia Mais!

 

TJPR convida empresários paranaenses a oferecer vagas de emprego a participantes do programa “Jovens Promissores”.

 

 

 

 

 

Nos últimos 5 meses, foram realizadas diversas parcerias com entidades públicas e do setor privado.

 

Leia Mais!

 

 

Alvará Judicial Eletrônico facilitará o acesso a valores judiciais.

 

Desenvolvido por meio da 2ª Vice-Presidência o projeto começará a funcionar no 15º Juizado Especial da Fazenda Pública de Curitiba a partir de agosto.

Leia Mais!

Secretária Municipal de Saúde de Curitiba participa de reunião na 2ª Vice-Presidência.

25/07/2018

A 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima, e seus assessores, receberam a Secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Dra. Marcia Cecília Huçulak, para tratar de assuntos referentes ao Programa "Criança e Adolescente Protegidos".

 

Representante do NUPEMEC do TJRJ é recebida pela equipe da 2ª Vice-Presidência

 

25/07/2018

O Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Henrique Ferreira Jentzsch, em conjunto com sua equipe, recebeu uma representante do NUPEMEC do TJRJ para apresentar os programas e projetos desenvolvidos no NUPEMEC do Paraná, bem como promover uma troca de experiências entre os Núcleos.

Programa "Pacificar é Divino" forma facilitadores em Ponta Grossa

 

24/07/2018

A 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Lidia Maejima, o Juiz Auxiliar, Dr. Henrique Ferreira Jentzsch, e a Juíza de Ponta Grossa, Dra. Laryssa Angelica Copack Muniz, participaram da cerimônia de entrega dos certificados para os religiosos capacitados na Comarca.

Novo "Espaço Pacificar" é inaugurado em São José dos Pinhais

24/07/2018

Representantes da 2ª Vice-Presidência participaram da inauguração do "Espaço Pacificar" da Igreja Evangélica Comunidade Vida Plena, em São José dos Pinhais.

 

Turma Recursal amplia a ferramenta de Sustentação Oral por Videoconferência

 

 

Ferramenta, que já funciona em Londrina desde fevereiro, será disponibilizada também para as regiões de Maringá e Foz do Iguaçu até o final de julho.

Leia mais!

 

Desembargadora participa de evento em comemoração aos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil

 

 

19/07/2018

Reprentando o Tribunal de Justiça do Paraná, a Desembargadora Lidia Maejima, 2ª Vice-Presidente do TJPR, participou de um evento com a comitiva japonesa, que esteve no Paraná, celebrando os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

 

CEJUSC do Fórum Cível agenda mais de 100 audiências por dia garantindo qualidade no atendimento

 

 

 

 

Com o apoio da 2ª Vice-Presidência, o centro vem funcionando em uma sede própria há mais de um ano e já registra índices de acordo bastante expressivos.

Leia mais!

 

Representantes do Boticário se reúnem com os integrantes do Programa "Jovens Promissores"

26/06/2018

Reprentantes do Grupo Boticário estiveram presentes no TJPR para uma conversa sobre carreira e oportunidade profissional com os integrantes do Programa "Jovens Promissores".

 

Programa “Criança e Adolescente Protegidos” leva atendimento oftalmológico para mais de 100 crianças carentes em Curitiba

 

Evento, realizado na Vara Descentralizada da Cidade Industrial de Curitiba, identificou quase 60 crianças com dificuldade visual que serão encaminhadas para atendimento clínico.

Leia mais!

 

 

Reunião do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Paraná

 

21/06/2018

Magistrados e servidores integrantes do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Paraná estiveram reunidos na terceira sessão do grupo em 2018

Parceiros do Criança e Adolescente Protegidos se reúnem com pesquisadores da UFPR

13/06/2018

A Desembargadora Lidia Maejima, em conjunto com representantes do Instituto de Identificação do Paraná e da Celepar, parceiros do Programa Criança e Adolescente Protegidos, participaram de uma reunião com pesquisadores do grupo Imago, da UFPR, para conhecer o projeto de identificação Neonatal desenvolvido por eles.

 

Videoconferência com magistrados de Palmas

13/06/2018

A 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Lidia Maejima, e o Juiz Auxiliar, Dr Henrique Ferreira Jentzsch, participaram de uma reunião com os magistrados Tatiane Bueno Gomes e Eduardo Ressetti Pinheiro Marques Vianna da Comarca de Palmas para tratar de assuntos referentes ao Juizados Especial, Cejusc e os projetos e programas da 2ª Vice.

Reunião sobre o Projeto Alvará Eletrônico

 

13/06/2018

O Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, em conjunto com sua assessoria, recebeu representantes do DTIC-TJPR, CEF e OAB-PR para tratar que questões que envolvem a implantação do Alvará Eletrônico no Sistema dos Juizados Especiais do Paraná.

 

Programa Jovens Promissores é apresentado à representante do Prêmio Innovare

 

13/06/2018

O advogado Luiz Assi, representante do instituto Innovare foi recebido pela equipe da 2ª Vice-Presidência, juntamente com duas coordenadoras de Unidades de Acolhimento Institucional, para apresentar dados referentes ao Programa.

 

 

TJPR e UNIBRASIL assinam acordo de cooperação

11/06/2018

A Desembargadora Lidia Maejima recebeu a reitora da Unibrasil, Dra. Lilian Pereira Ferreira, magistrados, servidores e demais representantes da instituição de ensino para assinatura de um acordo que prevê o fortalecimento da política de autocomposição com a colaboração interdisciplinar do meio acadêmico.
Leia mais!

 

Inauguração do Juizado Especial PUC-Cajuru

 

05/06/2018

Nesta terça-feira a Desembargadora Lidia Maejima esteve, junto com o presidente do TJPR, Desembargador Renato Braga Bettega, e autoridades da Pontifícia Universidade Católica (PUC), no NPL da PUC, inaugurando o Juizado Especial PUC-Cajuru.
 
Mutirão de Conciliação Bancário

04/06/2018 a 08/06/2018

Durante toda a semana acontecerá, no Cejusc do Fórum Cível, no Centro Cívico em Curitiba, um mutirão de conciliação de mais de 1000 processos bancários que foram selecionados por instituições financeiras.

 

 

 

SEJU recebe a Desembargadora Lidia Maejima e sua assessoria

22/05/2018

Nesta terça-feira (22), o Secretário da Justiça e Direitos Humanos (Seju), Elias Gandour Thomé, recebeu em seu gabinete a Desembargadora Lidia Maejima e sua assessoria. Na ocasião, ajustaram-se os pontos para que as demandas do Programa Crianças e Adolescentes Protegidos, que conta com a parceria do Programa Paraná Cidadão, sejam contempladas nos próximos eventos.

 

 

 

Inauguração de novo espaço Pacificar

20/05/2018

Programa Pacificar É Divino inaugura o 13º espaço destinado ao atendimento da população para pacificação dos conflitos. O novo espaço está localizado na Rua Amâncio Môro, 135, Alto da Glória, na Paróquia da Perpétuo Socorro, e funcionará nas quintas-feiras, das 14 às 17 horas. A inauguração aconteceu no último domingo (20), após a missa, ocasião em que os novos facilitadores foram apresentados à comunidade religiosa.

 

 

Divulgação do Programa Pacificar É Divino no evento da Marcha para Jesus

19/05/2018

Programa Pacificar é Divino teve barraquinha para propagar a cultura de pacificação dos conflitos na Marcha para Jesus. A equipe prestou informações e divulgou o projeto para a população em geral, distribuindo brindes e folhetos. Estima-se que a presença no evento promoveu a divulgação do programa para pelo menos 500 manifestantes.

 

Reunião para implementação do sistema E-carta

17/05/2018

Os Correios e os Departamentos de Informática e de Serviços Terceirizados do TJ/PR participaram de reunião com a Desembargadora Lidia Maejima e a equipe da 2ª Vice-Presidência para viabilizar o sistema E-Carta. 

 

 

 

Inauguração de novo Espaço Pacificar 

 

17/05/2018

Nesta quinta-feira, a Federação Afro Espírita do Paraná inaugurou na Rua Voluntários da Pátria novo espaço para realização das atividades do Programa Pacificar é Divino.  O Evento contou com a presença do Juiz Auxiliar, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, e da 2ª Vice-Presidente do TJ/PR, Desembargadora Lidia Maejima. Na oportunidade, a Desembargadora entregou o certificado de conclusão do curso de Técnicas de Resolução de Conflitos para novos religiosos capacidados daquela instituição religiosa.

 

Juiz Auxiliar é condecorado com medalha "Coronel Sarmento" da Polícia Militar

 

17/05/2018

A Polícia Militar do Paraná condecorou o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentszch, com a medalha "Coronel Sarmento" - premiação concedida anualmente a civis, militares e policiais militares que mais se destacaram em favor da causa pública ou além do dever no desempenho de suas funções. A tradicinal solenidade ocorreu nesta manhã de quinta-feira na sede da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José do Pinhais.

 

 

Programa Jovens Promissores busca parceria com Repúblicas Estudantis

 

16/05/2018

A Desembargadora Lidia Maejima, idealizadora do programa Jovens Promissores, promoveu reunião com representantes de Fundações Sociais atuantes nas questões da juventude. O objetivo do encontro foi angariar parcerias com Repúblicas Estudantis dispostas a receberem os adolescentes quando estes atingirem idade para deixar a instituição de acolhimento.

 

 

Visita a Evento na Universidade Positivo

 

15/05/2018

A 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima, participou de evento na Universidade Positivo para lançamento de Programa Interdisciplinar de solução de conflitos cujo foco eram questões envolvendo alienação parental. 
 

 

 

Visita ao Juizado Especial de Reserva

 

10/05/2018

A 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima, e o Juiz Auxiliar, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch estiveram no município de Rerserva e foram recebidos pelo Juiz Dr. Dawber Gontijo Santos.

 

Programa Jovens Promissores conquista as primeiras vagas de estágio e emprego para participantes

 

 

Idealizado e desenvolvido pela 2ª Vice-Presidência do TJPR, o programa finalizou a quinta turma de formação atendendo mais de 40 adolescentes

Leia mais!

 

Visita ao Juizado Especial de Piraí do Sul

 

10/05/2018

A 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima, e o Juiz Auxiliar, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch estiveram no município de Piraí do Sul, onde foram recebidos pela Juíza Dra. Leila Aparecida Montilha. Eles conheceram a estrutura e falaram sobre os diversos programas desenvolvidos pela 2ª Vice-Presidência.

 

Visita ao Juizado Especial de Grandes Rios

 

08/05/2018

A 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima, e o Juiz Auxiliar, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch estiveram no município de Grandes Rios e foram recebidos pela Juíza Viviane Hey Wescher, para trocar informações sobre as ações locais e os Programas desenvolvidos pela 2ª Vice.

Reunião sobre o uso da Biometria no Programa Justiça ao Espectador

 

08/05/2018

Representantes da 2ª Vice-Presidência do TJPR, Celepar, da Assessoria Militar do TJPR, do Ministério Público, do Clube Atlético Paranaense e da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos – DEMAFE, estiveram reunidos discutindo a forma de coleta de dados realizada nas últimas partidas de futebol.

 

Equipe da 2ª Vice-Presidência visita a sede da Assessoria Especial à Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de Curitiba

 

07/05/2018

Encontro foi realizado para que o TJPR conheça os projetos e programas desenvolvidos pela Assessoria, bem como as formas de realizar parcerias em prol das pessoas com deficiência.

 

Fórum de Conciliação Virtual já é utilizado em mais de 500 casos

Ferramenta aprovada pelo Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais e desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação, promove comodidade aos jurisdicionados e celeridade processual, com a possibilidade da realização de acordos em um ambiente virtual certificado pelo judiciário paranaense.

Leia mais!
Reunião do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Paraná

 

 

03/05/2018

Magistrados e servidores integrantes do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Paraná estiveram reunidos na segunda reunião do grupo em 2018.

 

Reunião sobre um projeto de pagamento eletrônico em audiência

03/05/2018

Representantes da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, das empresas PAGSEGURO e CIELO, e dos Bancos SICOOB e Safra, foram recebidos pela 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima, para tratar de um projeto referente a possibilidade de se disponibilizar o pagamento de acordos, com uso de cartão de crédito ou débito, durante as audiências.

 

 

Visita ao Grupo Boticário

 

03/05/2018

A Desembargadora Lidia Maejima, em conjunto com servidores da 2ª Vice-Presidência, foi recebida na Fábrica do Grupo Boticário para conhecer as instalações e tratar de parcerias com o Programa “Jovens Promissores”.

Reunião do Programa Justiça ao Espectador 

 

02/05/2018

O Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch se reuniu com representantes da Celepar, do 13º Batalhão de Polícia Militar, do Comando Regional da PMPR, da Assessoria Militar do TJPR, do Ministério Público, do Clube Atlético Paranaense e da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos – DEMAFE, para alinhar o aperfeiçoamento do sistema de biometria nos estádios.

 

Governadora Cida Borghetti recebe Desembargadora Lidia Maejima

 

02/05/2018

Em um encontro realizado no Palácio do Governo do Estado, a governadora e a 2ª Vice-Presidente do Tribunal de Justiça trataram de assuntos à respeito do Programa Criança Protegida e outras iniciativas desenvolvidas pelo judiciário.

 

Reunião entre parceiros do Programa Criança Protegida

 

02/05/2018

Representantes da Celepar, Instituto de Identificação do Paraná e 2ª Vice-Presidência do TJPR, estiveram reunidos com o Diretor da Antheus Tecnologia Ltda, Dr. Maurizio Tazza, tratando de questões referentes às tecnologias de biometria.

 

Reunião com os organizadores da Marcha para Jesus

 

27/04/2018

A 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Lidia Maejima recebeu os organizadores da Marcha para Jesus para articular a participação do Programa "Pacificar é Divino" na ação.

 

Participação na reunião do Fórum de Integração dos Sistemas de Segurança Pública do Estado

 

 

26/04/2018

A equipe participou da reunião para tratar de sistemas que poderão agilizar a comunicação entre as Polícias e o Poder Judiciário

Reunião com pesquisador da UFPR

 

26/04/2018

Servidores da 2ª Vice-Presidência receberam o Dr. Henrique da Costa, membro do grupo de pesquisa Imago, da UFPR, que trouxe informações sobre estudos referentes à identificação biométrica neonatal.

 

 

Reunião com o Prefeito de Curitiba Rafael Greca 

 

26/04/2018

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a primeira-dama, Margarita Sansone, e a presidente da FAS, Elenice Malzon, receberam a 2ª Vice-Presidente do TJPR, Desembargadora Lidia Maejima, e sua equipe, numa reunião realizada na Prefeitura, para apresentar alguns programas desenvolvidos e delinear possíveis parcerias com o Município. 

 

Juizado Especial PUC-Cajuru deve iniciar as atividades em novo endereço a partir de maio

A nova unidade, viabilizada pelo projeto "Juizados nas Universidades", de autoria da 2ª Vice-Presidência do TJPR, funcionará nas instalações do Núcleo de Prática Jurídica da PUC/PR, no bairro Cajuru, e será responsável pelo julgamento dos feitos de competência dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

Leia Mais!

Visita ao "Espaço Pacificar" da Igreja Metodista

 

25/04/2018

Representantes da 2ª Vice-Presidência finalizaram uma sequência de visitas aos "Espaços Pacificar", do Programa "Pacificar é Divino", na Igreja Metodista, em Curitiba.

 

Reunião para tratar de programas e projetos sobre "Pessoas com Deficiência"

25/04/2018

Representantes de diversos Projetos Sociais, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Municipal de Educação e da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, foram recebidos pela Desembargadora Lidia Mejima, e sua equipe, para trocar informações e desenvolver estratégias de ação em conjunto com o judiciário paranaense.

 

Reunião Ordinária do NUPEMEC

 

24/04/2018

Magistrados e servidores, integrantes do NUPEMEC, estiveram na 2ª Vice-Presidência, participando da segunda reunião de 2018, realizada pelo Núcleo.

 

Reunião entre representantes das polícias e o TJPR

24/04/2018

A equipe da 2ª Vice-Presidência se reuniu com integrantes da Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública do PR e Polícia Militar, representanda pela Comandante-Geral da PM, Cel. Audilene Rocha, para tratar das possibilidades de melhorar o sistema de comunicação entre o judiciário e as polícias.

 

Reunião sobre o projeto "Biometria nos Estádios"

 

23/04/2018

Representantes da 2ª Vice-Presidência, Polícia Militar e DEMAFE, estiveram reunidos na sede da CELEPAR para tratar de questões referentes à identificação biométrica de torcedores em partidas de futebol.

 

 

Reunião com representante do Grupo Boticário

 

23/04/2018

A 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Lidia Maejima, recebeu o diretor de Recursos Institucionais do Grupo Boticário, Dr. Thomas Lampi, para apresentar informações sobre o projeto "Jovens Promissores". 

 

2ª Vice-Presidência do TJPR cria Central de Apoio aos CEJUSCs

A equipe, formada por servidores do NUPEMEC, dos CEJUSCs e da ESEJE será responsável por solucionar dúvidas e apontar soluções para expansão e fortalecimento dos Centros Judiciários.

Leia mais!

 

 

Projeto da 2ª Vice-Presidência viabilizará a implantação do alvará eletrônico

A ideia é agilizar, no âmbito dos Juizados Especiais, o acesso das partes aos valores disponibilizados por meio de alvarás Judiciais a partir de um levantamento realizado por meio eletrônico.

Leia mais!

 

 

TJPR inaugura projeto “Sala de Espera Inteligente” em 23 pontos de atendimento do Juizado Especial

Iniciativa, supervisionada pela 2ª Vice-Presidência, pretende usar o tempo ocioso de espera dos jurisdicionados para transmitir conteúdo educativo e informativo, promovendo a aproximação do Poder Judiciário com a população.

Leia mais!

 

 

Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola inicia o calendário de atendimento às escolas

Completando 25 anos de atuação, em 2018 a expectativa é atender milhares de crianças de escolas da rede pública de ensino, em todas as regiões do Estado.

Leia mais!

 
 

 

Programa Jovens Promissores busca parceria com Repúblicas Estudantis

16/05/2018

A Desembargadora Lidia Maejima, idealizadora do programa Jovens Promissores, promoveu reunião com representantes de Fundações Sociais atuantes nas questões da juventude. O objetivo do encontro foi angariar parcerias com Repúblicas Estudantis dispostas a receberem os adolescentes quando estes atingirem idade para deixar a instituição de acolhimento.
Juiz Auxiliar é condecorado com medalha "Coronel Sarmento" da Polícia Militar

 

17/05/2018

A Polícia Militar do Paraná condecorou o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentszch, com a medalha "Coronel Sarmento. A tradicinal solenidade ocorreu nesta manhã de quinta-feira na sede da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José do Pinhais.

 

Inauguração de novo Espaço Pacificar 

17/05/2018

Nesta quinta-feira, a Federação Afro Espírita do Paraná inaugurou na Rua Voluntários da Pátria novo espaço para realização das atividades do Programa Pacificar é Divino.  O Evento contou com a presença do Juiz Auxiliar, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, e da 2ª Vice-Presidente do TJ/PR, Desembargadora Lidia Maejima. Na oportunidade, a Desembargadora entregou o certificado de conclusão do curso de Técnicas de Resolução de Conflitos para novos religiosos capacidados daquela instituição religiosa.

 

Início de novas turmas do Programa Jovens Promissores.

24/09/2018

No dia 24 de setembro, o Programa Jovens Promissores promoveu o início das atividades das novas turmas da Região Metropolitana de Curitiba. Os 24 adolescentes em acolhimento institucional compareceram ao TJPR, onde realizaram uma visita guiada pelo Museu da Justiça, foram recebidos pela 2ª Vice-Presidente, Desª. Lidia Maejima, e receberam as primeiras orientações sobre o programa. Em seguida, participaram de uma oficina motivacional, promovida pelo Grupo "O Boticário", tendo sido desafiados a aproveitar as oportunidades que lher surgem. 

 

Primeira turma do Programa Jovens Promissores em Ibaiti participa de atividades em Curitiba

11/10/2018

No dia 11 de outubro (véspera do dia das crianças) os adolescentes que integram a primeira turma do Programa Jovens Promissores em Ibaiti participaram de diversas atividades em Curitiba, incluindo visitas ao Departamento de Investigações dobre Narcóticos (DENARC) da Polícia Civil, ao Tribunal de Justiça - onde puderam conhecer o museu da justiça -, ao 20º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) do Exército Brasileiro. Por fim, foram recebidos pela Desembargadora Lidia Maejima, que os incentivou a aproveitarem as oportunidades viabilizadas pelo programa.

 

Na manhã deste dia 16 de janeiro de 2019, a Desembargadora Lidia Maejima, 2ª Vice-Presidente do TJPR e presidente do NUPEMEC, foi até a Comarca de Toledo a fim de participar da inauguração de mais dois espaços do programa “Pacificar é Divino” que atenderão a Comarca.

 

Ambos os espaços são da Igreja Católica, um na Paróquia São Francisco de Assis e outro na Paróquia São Pedro e São Paulo. Estes espaços receberão a demanda encaminhada de todas as paróquias da Comarca com o objetivo de oferecer espaço seguro para que os membros da comunidade possam resolver seus conflitos, alcançando assim a efetiva pacificação social.