A Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU) é uma iniciativa da 2° Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que objetiva fomentar e promover, baseada nas atuais diretrizes nacionais e internacionais, a Política Nacional de Alternativas Penais. A criação de um sistema de medidas socialmente úteis pauta-se nos substitutos penais a partir do enfoque restaurativo e nas demandas sociais.

Dado o atual estado de crise do sistema penal brasileiro, a CEMSU emerge como novo paradigma, posicionando o Poder Judiciário do Paraná como protagonista no enfrentamento das históricas adversidades estruturais do sistema prisional. Por meio da gestão da política de alternativas penais, pautada nas práticas restaurativas e no acolhimento em rede, propõe-se o acompanhamento e atenção desde a porta de entrada no sistema penal até a (re)integração social.

Como parte de órgão que compõe o sistema de justiça criminal e firmada numa percepção crítica sobre a cultura do controle penal no Brasil, a CEMSU estrutura-se em cinco frentes de atuação:

Para maiores informações sobre a CEMSU entre em contato conosco através do e-mail nupemec@tjpr.jus.br ou dos telefones (41)3200-2188 e (41)3200-2397.

 

No período de pandemia da COVID-19, a equipe da CEMSU de Curitiba reuniu informações importantes sobre serviços de utilidade pública que estão disponíveis em Curitiba numa cartilha. O material traz ainda, orientações sobre programas e ações municipais, estaduais e federais.

Clique na imagem abaixo e acesse a Cartilha completa!

 

                               

 

 

Nós também estamos nas redes sociais! Siga, acompanhe e compartilhe todas as nossas ações.

@2vicetjpr

2ª Vice-Presidência TJPR

2ª Vice-Presidência do TJPR