É com grande satisfação que se apresenta a versão traduzida ao português do guia “Servindo as Vítimas do Crime Através da Justiça Restaurativa: Um Guia de Recursos para Líderes e Profissionais” fruto de valiosa parceria firmada por este Nupemec e o Consulado-Geral do Canadá.

Este será instrumento de grande valia na capacitação dos facilitadores paranaenses e no fomento da cultura de paz e da humanização da justiça local. Tais objetivos coadunam com o propósito de “fazer justiça com amor” que norteia a atuação desta magistrada e a condução desta 2ª Vice-Presidência.

Seguimos, neste intento, somando esforços para conciliar meios para a entrega da prestação jurisdicional de modo mais efetivo e cidadão.

 

Desembargadora Joeci Machado Camargo

2ª Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Presidente do Nupemec/TJPR

 

O material que irá acessar é o resultado de trabalho colaborativo de várias instituições. A Justiça Restaurativa aposta na cooperação, no estar no mundo com o outro e não contra/apesar do outro.

Trata-se de trabalho primoroso de um grupo de pesquisadores canadenses, apoiados pela Associação de Justiça Restaurativa de Alberta, província do Canadá. Tendo chegado as nossas mãos através do trabalho do Consulado do Canadá no Brasil. A ideia fora prontamente encampada pela 2ª Vice-Presidência, conduzida pela sempre visionária Desembargadora Joeci.

O trauma e suas consequências para as relações e, mais que isso, seu impacto no Sistema de Justiça é assunto da vez, não se pode mais ignorar, principalmente por quem quer entender as motivações que sustentam atos antissociais.

Justiça é satisfação! Que tipo de Justiça estamos entregando a quem sofre atos ilícitos? Qual experiência de Justiça é oferecida às vítimas?

É chegada hora do Sistema de Justiça cumprir a Constituição e a legislação ordinária, no que diz respeito ao tratamento dado as vítimas. Essa cartilha cumpre o papel imprescindível de auxiliar na capacitação dos que se propõem a desenvolver projetos que promovam acolhimento e escuta ativa das vítimas.

É essa contribuição que o Poder Judiciário Paranaense, através de sua 2ª Vice-Presidência, oferta para todos no país que desejem lançar-se a esse desafio. Inspirem-se! Boa leitura!

 

Laryssa Angélica Copack Muniz

Coordenadora da Justiça Restaurativa do Comitê Gestor da Mediação Judicial e da Justiça Restaurativa

 

Clique AQUI para acessar ao ebook "ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE CRIMES ATRAVÉS DA JUSTIÇA RESTAURATIVA - Um Guia de Recursos para Profissionais e Facilitadores".