CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Accácio Cambi

Des. Accácio Cambi

 

Accácio Cambi, filho de Antônio Aurélio Cambi e de Joanna Possagnolo Cambi, nasceu em 28 de abril de 1936, na cidade de Lindóia (SP). Casado com a Sra. Maria Inês Stenghel Salomão Cambi, é pai de dois filhos. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma 1962.

Ingressou na magistratura no dia 8 de julho de 1963, como juiz substituto após concurso, atuando em Irati, Teixeira Soares, Rebouças e Pato Branco. Aprovado em concurso para o cargo de juiz de direito, a partir de 6 de junho de 1964 atuou nas comarcas de Reserva, Paranacity, Ribeirão Claro e Apucarana, quando foi promovido para a comarca de Curitiba como juiz de direito substituto, na 11º Vara Cível e na Vara de Registros Púbicos. Em 1978, foi removido para a 15º Vara Cível, recém criada e instalada, onde exerceu sua função até ser promovido para o Egrégio Tribunal de Alçada do Estado.

Em 1977 ocupou o cargo de secretário do Departamento Cultural da Associação dos Magistrados do Paraná. Em 1982 exerceu o cargo de juiz eleitoral da 3ª Zona de Curitiba e foi membro do Tribunal Regional Eleitoral, tendo deixado essa função para integrar o Tribunal de Alçada do Paraná em 16 de maio de 1986, chegando a desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em 28 de fevereiro de 1994, tendo assumido a vice-presidência no ano de 2000.

Foi diretor-geral na gestão 2006/07 e coordenador geral do Curso de Preparação para a Magistratura, ministrado pela Escola da Magistratura do Paraná, responsável pela criação e implantação da mesma; lecionou a matéria de Registros Públicos.

Aposentou - se em 28 de abril de 2006.