CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Anny Mary Kuss

Des. Anny Mary Kuss

 

Anny Mary Kuss, filha de Otávio José Kuss e Maria da Glória Ribas Kuss, nasceu na cidade da Lapa (PR), no dia 26 de julho de 1938. Bacharel pela Faculdade de Direito do Estado do Paraná, turma 1966.

Ingressou na carreira em 26 de dezembro de 1968, sendo a quarta juíza a integrar o quadro da magistratura paranaense. Atendeu a Seção Judiciária da comarca de Campo Mourão. Após prestar novo concurso, no qual obteve a 4ª colocação, foi promovida ao cargo de juíza de direito da comarca de Ubiratã, em 14 de outubro de 1969. Judicou nas comarcas de Porecatu, Ivaiporã, Cascavel e Curitiba, na qual permaneceu por mais de oito anos como juíza titular da 3ª Vara da Fazenda Pública, Falências e Concordatas.

Integrou o Tribunal Regional Eleitoral, tendo sido a primeira mulher a ser indicada para aquela corte. Lecionou na Escola da Magistratura as disciplinas de Linguagem Jurídica e Falências e Concordatas. Em Cascavel fundou a Associação do Encarcerado e dedicou-se ao Pró-Egresso, trabalho profícuo na recuperação do encarcerado.

Em 12 de setembro de 1997, foi empossada juíza do Tribunal de Alçada e, no dia 31 de dezembro de 2004, foi promovida a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.

Aposentou-se, compulsoriamente, no dia 26 de julho de 2008.