CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Antonio Carlos Schiebel

Des. Antonio Carlos Schiebel

 

Antonio Carlos Schiebel, filho de Antonio Schiebel e de Rosa Manzochi Schiebel, nasceu no dia 9 de janeiro de 1929, em Curitiba (PR). Casou-se com Sarah Chocair Schiebel. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma 1956.

Iniciou na magistratura em 11 de dezembro de 1959, foi nomeado para exercer o cargo de juiz substituto na comarca de Santo Antônio da Platina. Em 1960, exerceu as funções de juiz substituto em Wenceslau Braz, Tomazina, Joaquim Távora, Sengés, Pato Branco, Clevelândia e Palmas.

Em 16 de abril de 1962, foi promovido ao cargo de juiz de direito da 1ª entrância da comarca de Laranjeiras do Sul, para o cargo de juiz de direito de 2ª entrância da comarca de Clevelândia. Ainda em 1962, foi promovido ao cargo de juiz de direito de 3ª entrância da comarca de Santo Antônio do Sudoeste.

Em 1974, foi promovido, por antiguidade ao cargo de juiz de direito e entrância intermediária da comarca de entrância final de Curitiba. Em 1977, foi removido do cargo de juiz de direito substituto de 1ª instância da comarca de entrância final de Curitiba, ao cargo de juiz de direito da 4ª Vara Criminal da comarca de igual entrância de Curitiba, onde permaneceu até ser nomeado juiz do Tribunal de Alçada, em 17 de fevereiro de 1987. No dia 24 de fevereiro de 1995 foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Aposentou-se a pedido no dia 14 de janeiro de 1999.

Faleceu no dia 26 de novembro de 2010, em Curitiba (PR).

É patrono do Fórum de Execuções Penais de Curitiba e do Fórum Eleitoral de Pinhão.