CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Antônio Lopes de Noronha

Des. Antônio Lopes de Noronha

 

Antônio Lopes de Noronha, filho de José Fontes de Noronha e Celecina Lopes de Noronha, nasceu em Salvador (BA), no dia 23 de maio de 1939. Casou-se com Maria Cecília Noronha.

Obteve o grau de Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, turma 1962. Ingressou no Ministério Público do Paraná como promotor público, em março de 1963, nas comarcas de Uraí, Alto Paraná, Loanda, Santa Isabel do Ivaí, Paranavaí, Clevelândia, Maringá e Curitiba.

Ingressou na magistratura, em 26 de junho de 1991, quando foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada, por meio do Quinto Constitucional destinado a membros do Ministério Público. Exerceu os cargos de diretor dos estabelecimentos penais do estado e secretário da segurança pública.

No dia 22 de março de 1996, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, onde exerceu a 1ª vice-presidência no biênio 2007/08.

Aposentou-se, compulsoriamente, em 23 de maio de 2009.

No executivo estadual, exerceu os cargos de secretário da segurança pública do Paraná e diretor dos estabelecimentos penais do estado.