CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Antônio Martelozzo

Des. Antônio Martelozzo

 

Antônio Martelozzo, filho de Luís Martelozzo e Maria Josefa Parra Martelozzo, nasceu no dia 8 de dezembro de 1943, em Sertanópolis (PR). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma 1969.

Ingressou na magistratura, após concurso, como juiz substituto da comarca de Pato Branco, em 6 de dezembro de 1972. Aprovado em novo concurso, foi promovido ao cargo de juiz de direito no dia 29 de julho de 1977, exercendo suas funções nas comarcas de Clevelândia, Peabiru e Maringá.

Em 27 de outubro de 2000 foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e, no dia 31 de dezembro de 2004, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Bacharel em Letras-Francês, pela Universidade Católica do Paraná, especializou-se em Teoria Geral do Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais e é mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, na área de Processo Civil.

No magistério foi professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis em Campo Mourão e Pato Branco; lecionou Direito Processual e do Trabalho na Universidade Estadual de Maringá e, na Escola da Magistratura de Maringá lecionou Processo Civil e Estágio Civil.

Aposentou-se a pedido em 25 de novembro de 2013.