CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Luís Cesar de Paula Espíndola

Des. Luís Cesar de Paula Espíndola

 

Luis Cesar de Paula Espindola, filho de Oswaldo João Espindola e de Tereza de Jesus Rodrigues de Paula Espindola, nasceu no dia 28 de setembro de 1955, em Curitiba (PR).

Ingressou na magistratura como juiz substituto em 4 de abril de 1989 e atuou nas comarcas da Lapa, Rio Negro e São Mateus do Sul. Na entrância inicial judicou na comarca de Mandaguari, onde instalou o primeiro Conselho Tutelar do Brasil, formalizado através de Lei Federal de 13 de julho de 1990 e Lei Municipal de 6 de dezembro de 1990.

Na entrância intermediária, a partir de 1991, exerceu as funções de magistrado nas comarcas de Santo Antonio do Sudoeste, Barracão e Capanema onde instalou o Juizado Especial. Como juiz de entrância final, a partir de 3 de março de 1988, atuou na comarca de Curitiba, substituindo em varas cíveis e criminais, no juizado da infância e juventude, setor de infratores e como juiz titular na 8ª Vara Cível de Curitiba, onde permaneceu até ser removido para a substituição em segundo grau. Juiz substituto em 2º grau a partir de 13 de maio de 2002.

Em 13 de maio de 2013 foi promovido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de desembargador.