5º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável começa nesta quarta-feira (9/6)


5º ENCONTRO DE GESTÃO JUDICIÁRIA SUSTENTÁVEL COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA (9/6)

O primeiro dia de evento contará com a participação especial do Presidente do TJPR e do Prof. Marçal Justen Filho, que falará sobre a sustentabilidade na nova Lei de Licitações

Começa nesta quarta-feira (9/6) o 5º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Nesta edição, o tema será “Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e contará com cinco palestras, nos dias 9, 16, 23, 25 e 30 desse mês. 

Os encontros serão realizados de forma virtual, sempre às 15h, com exceção do dia 16 de junho, que começará às 14h, e serão transmitidos pelo canal da Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR) no YouTube

O evento acontece anualmente em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e tem como objetivo promover a reflexão e a sensibilização às questões de sustentabilidade. Além disso, está em consonância com a Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece aos Tribunais a necessidade de realização contínua de ações de divulgação, sensibilização e capacitação ambiental. 

A abertura, que será realizada no dia 9 de junho, às 15h, contará com a participação do Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, e do Professor Doutor Marçal Justen Filho, que falará sobre a sustentabilidade na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), que entrou em vigor em abril deste ano. A mediação será realizada pelo Consultor Jurídico do Tribunal Vinicius Silva Nass. 

Também participarão desta edição a Conselheira do CNJ Maria Tereza Uile Gomes; os Desembargadores do Judiciário paranaense Ana Lúcia Lourenço e Fernando Antônio Prazeres; e os servidores Gabriela Amorim Paviani, Valter da Costa Santos e Daniel Marinho Corrêa. Eles abordarão assuntos que envolvem os desafios do Poder Judiciário para o cumprimento da Agenda 2030 e dos ODS; a promoção da igualdade de gênero (ODS 5); a solução de conflitos por meio do CEJUSC (ODS 16); e, ainda, direito ambiental e urbanístico (ODS 11). 

Durante as transmissões, serão disponibilizados links para o registro de presença, para que a EJUD possa emitir os certificados. 

 

Confira a programação completa 

 

Saiba mais 

De acordo com a ONU, “A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. Este é um plano para governos, sociedade, empresas, academia e para você”. 

Para ver com detalhes quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aprender sobre a Agenda 2030, acesse o site agenda2030.com.br/sobre