Aprovados o Plano Anual de Auditoria e o Plano de Auditoria de Longo Prazo


APROVADOS O PLANO ANUAL DE AUDITORIA E O PLANO DE AUDITORIA DE LONGO PRAZO

Os planos contêm iniciativas para aperfeiçoar os processos de governança, gerenciamento de riscos e controle interno do TJPR

No dia 1º de dezembro, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador José Laurindo de Souza Netto, aprovou o Plano Anual de Auditoria (PAA 2022) e o Plano de Auditoria de Longo Prazo (PALP 2022-2025). São instrumentos de planejamento e gestão do Departamento de Auditoria Interna (DAUDI) que auxiliarão na visão sistêmica das ações que serão implementadas em 2022 e no próximo quadriênio, respectivamente. 

O PAA 2022 e o PALP 2022-2025 contêm iniciativas com o fim de aperfeiçoar os processos de governança, gerenciamento de riscos e controle interno do TJPR. Entre os objetivos do DAUDI para 2022, está a avaliação da gestão dos recursos públicos e a análise do cumprimento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, bem como do Planejamento Estratégico do Tribunal paranaense. 

Para os próximos quatro anos, foram definidas as áreas ou temas auditáveis, entre elas a política de acessibilidade do TJPR, controles internos de regularidade e eficácia da folha de pagamento e política de sustentabilidade no âmbito do Judiciário estadual. 

A função do DAUDI é prestar serviços de avaliação e consultoria destinados a agregar valor para melhorar os processos de trabalho no âmbito institucional. Com isso, o Departamento fortalece a própria função de auditoria e promove o desenvolvimento do Poder Judiciário do Paraná. 

Os planos foram elaborados com suporte em uma metodologia baseada em riscos, e tiveram como premissas a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para 2021-2026, o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado do Paraná para o mesmo período, a Cadeia de Valor institucional, a análise dos fatores do ambiente interno e externo, os riscos-chave da instituição e a força de trabalho disponível na unidade.