CEVID e Ouvidoria prestam homenagem aos colaboradores do TJPR


CEVID E OUVIDORIA PRESTAM HOMENAGEM AOS COLABORADORES DO TJPR

A homenagem é direcionada a magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviços terceirizados, que contribuem para o cumprimento da missão institucional do órgão

Às vésperas da celebração do Dia do Trabalho, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), a Ouvidoria e a Escola dos Servidores da Justiça Estadual (ESEJE) produziram materiais para lembrar a contribuição de magistrados, servidores, estagiários e prestadores de serviços terceirizados para a garantia da prestação jurisdicional e para o atendimento ao cidadão paranaense.

Confira abaixo um texto elaborado pela CEVID e, ao final, acesse o vídeo produzido pela equipe da Ouvidoria do TJPR, com o apoio da ESEJE, no qual são entrevistados diversos colaboradores do Tribunal.

Os materiais são uma homenagem aos Servidores, Magistrados, Assessores, Escrivães, Oficiais de Justiça, Chefes de Secretaria, Estagiários, Serventuários e Prestadores de Serviços Terceirizados da instituição, na ocasião da celebração do Dia do Trabalho.

 

DIA DO TRABALHO

 

"O trabalho enobrece o homem!" (Max Weber), quem nunca escutou essa frase?

Sim, o trabalho enobrece o homem, o faz crescer, amadurecer, ser mais responsável, tornar-se autônomo. O trabalho garante ao ser humano condições de sobrevivência, moradia, lazer, alimentação, traz dignidade, promove o bem-estar físico e emocional.

O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado na data de 1º de maio em diversos países do mundo. Originou-se nas manifestações de trabalhadores em Chicago, Estados Unidos, em meados de 1886, que buscavam melhores condições para exercerem suas profissões. O primeiro país a instituí-lo em seu calendário foi a França, em 1919, seguida pela Rússia, em 1920.

No Brasil, o Dia do Trabalho foi oficializado em setembro de 1925, por decreto do Presidente Artur Bernardes. Além de ser feriado nacional, essa data marca o aniversário de criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em 1º de maio de 1943. Também é costume que os governos anunciem o aumento anual do salário mínimo nesse dia.

Grandes conquistas trabalhistas se deram no governo de Getúlio Vargas (1930-1945), ocasião em que os trabalhadores passaram a possuir muitos direitos como jornada de trabalho reduzida, direito à carteira de trabalho, recebimento de férias, dentre outros benefícios.

Trabalhar com prazer, com satisfação, por cumprir o papel de cidadão, com responsabilidade, executando sua profissão de forma ética e correta é primordial.

Neste Dia do Trabalho, o Tribunal de Justiça do Paraná presta sua homenagem a cada um de seus serventuários e colaboradores que, com dedicação, profissionalismo, competência e elevado espírito público, desempenham suas atividades a serviço da população paranaense.

O Servidor, o Magistrado, o Assessor, o Escrivão, o Oficial de Justiça, o Chefe de Secretaria, o Estagiário, o Serventuário, o Prestador de Serviço Terceirizado, os Auxiliares da Justiça e tantos outros profissionais e colaboradores das empresas licitadas, todos sem exceção, são fundamentais não somente neste Tribunal (Poder Judiciário do Paraná), mas também para nossa vida em sociedade. Precisamos uns dos outros, pois não conseguiríamos exercer todas as profissões sozinhos. Somos um conjunto que funciona em harmonia.

Nesta data especial, ao celebrar tão importantes conquistas, saudamos nossos colegas com um forte abraço da família judiciária.

Texto elaborado pelos colaboradores da CEVID em conjunto com a Desembargadora Lenice Bodstein, Ouvidora-Geral da Justiça e Coordenadora da CEVID.

Acesse o vídeo produzido pela Ouvidoria com o apoio da ESEJE e disponibilizado no canal do YouTube do TJPR.