Comarca de Realeza reinicia encontros do Projeto Renascer


COMARCA DE REALEZA REINICIA ENCONTROS DO PROJETO RENASCER

Iniciativa tem o objetivo de fortalecer o atendimento em casos de violência doméstica e familiar

A partir desta segunda-feira (16/5), às 18h30, a comarca de Realeza reinicia os encontros do “Projeto Renascer: Núcleo de apoio contra a violência doméstica”. A iniciativa, com base na Lei Maria da Penha, busca oferecer maior estrutura no atendimento e também no acolhimento às vítimas de violência doméstica e familiar. 

Idealizado pelo magistrado da comarca, juiz Sidnei Dal Moro, o Projeto Renascer iniciou suas atividades em março de 2021, e tem como objetivo propiciar um espaço de discussão e reflexão acerca da violência contra a mulher. Dentre as atuações do projeto, destaca-se a prestação de assistência social à vítima e seus familiares, visando a prevenção e a não reincidência de crimes relacionados à violência doméstica, além de orientação jurídica inicial sobre seus direitos. 

Utilizando técnicas de Justiça Restaurativa, os envolvidos participarão dos seis ciclos da chamada reconstrução da paz, com encontros mensais nas unidades do Judiciário abrangidas pela comarca de Realeza. As vítimas não serão compelidas a participar, mas serão incentivadas diante da importância do acolhimento e das técnicas utilizas. 

  

Como funciona 

Com o deferimento da medida protetiva contra o agressor, é feito um acompanhamento com a vítima e o requerido. Uma das ferramentas utilizada é a participação do requerido em círculos de construção de paz. Após essa primeira reunião do dia 16 de maio, os encontros ocorrem com os homens na primeira segunda-feira do mês, que precisam comparecer a um programa de seis encontros, onde são abordados vários temas, tendo como base a comunicação não violenta e respeito ao próximo.  

Na terceira semana do mês, ocorre o encontro com as mulheres. Para elas, o projeto é aberto e todas as mulheres que estejam passando por alguma dificuldade, mesmo que não decorrente de violência doméstica, podem buscar apoio.  Nos encontros, são debatidos assuntos como autocuidado, valorização, superação de traumas, vida familiar, vida profissional, etc. 

Mais informações sobre como participar dos encontros podem ser solicitadas no WhatsApp, pelo número (46) 3905-6539.