Conselho Nacional de Justiça realiza a 10ª Semana Nacional da Conciliação

No período de 23 a 27 de novembro de 2015, acontece a 10ª Semana Nacional da Conciliação do Poder Judiciário,  em todo o território nacional. O slogan desse ano é “O caminho mais curto para resolver seus problemas”.

 A campanha tem como ideia central propagar a pacificação social, o respeito entre as partes e a celeridade na justiça.

O objetivo da Semana Nacional, é mostrar que a conciliação é uma forma pacifica, rápida e eficaz na solução de conflitos. Entender que através desse processo é possível resolver a pendência e seguir adiante, evitando uma exposição demasiada e longa das partes envolvidas.

O desenvolvimento das atividades durante a Semana Nacional da Conciliação acontece através de um esforço para conciliar o maior número de processos possíveis em todos os tribunais do país. Os processos são selecionados e as partes envolvidas intimadas para tentarem um acordo para o conflito.

Essas conciliações pretendidas podem ser processuais, que é quando o caso já está na justiça, ou pré-processual, que ocorre antes do processo ser instaurado e quem busca a solução é o próprio interessado contando com a ajuda de conciliadores.

Mais informações sobre o evento e o cronograma de ações que serão realizadas durante a 10ª Semana Nacional da Conciliação do Poder Judiciário, estão disponíveis no portal do CNJ.

Acesse o endereço aqui.

 

No TJPR

 O Tribunal de Justiça do Paraná conta com a adesão dos interessados em conciliar. Para tanto, ja disponibilizou o formulário “Quero Conciliar Semana Nacional da Conciliação 2015, para inscrição.

Os pedidos serão encaminhados ao respectivo juízo para análise e, se for o caso, será marcada a audiência de conciliação.

Além disso, os grandes litigantes, querendo, também podem indicar feitos em que haja possibilidade de efetiva proposta de acordo, por meio do endereço eletrônico nupemec@tjpr.jus.br, para serem encaminhados à apreciação do juízo competente.

Esse evento já se tornou um marco no Poder Judiciário, contudo, havendo interesse das partes, a conciliação poderá ser realizada a qualquer tempo.

Os interessados em cadastrar os processos no Tribunal de Justiça do Paraná, para fins de autocomposição deverão preencher o formulário.

Acesse aqui o formulário.