Construção do Novo Fórum Criminal de Londrina terá início em maio


Construção do Novo Fórum Criminal de Londrina terá início em maio
O novo prédio terá três subsolos, sete pavimentos e capacidade para dezoito unidades judiciais
Ter, 23 abr 2019 14:46:26 +0000

Em solenidade realizada na última quarta-feira (17/4), em Londrina, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) assinou a ordem de serviço nº 30/2019 que dará início às obras do Novo Fórum Criminal da cidade.

A construção do prédio começará no mês de maio, com um prazo de 24 meses para a conclusão da obra. O Novo Fórum Criminal terá uma área construída de quase 26 mil m², totalizando um investimento de R$ 52 milhões de reais.

O local vai abrigar seis Varas Criminais, duas Varas da Infância e Juventude e os Juizados Especiais. No projeto arquitetônico há previsão, também, para expansão de mais quatro Varas.

O Complexo Judiciário de Londrina conta, atualmente, com um bloco cível com 15 mil m², um bloco criminal de 7 mil m² e com a vara de execuções penais com 2 mil m², somando 24 mil m². O atual bloco criminal será demolido e, em seu lugar, será construído um novo bloco - só ele com 26 mil metros m². Com a conclusão da obra, o complexo do Fórum de Londrina será o maior do Paraná, com aproximadamente 43 mil metros m².

Acessibilidade

De acordo com o Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJPR, o acesso principal do novo prédio será feito pela lateral dele para garantir melhor acessibilidade e também a ligação com o  bloco Cível, por meio de uma passarela coberta.

Essa acessibilidade será atendida, também, na área interna da futura edificação, em conformidade com a legislação vigente. Já as salas de audiência e os gabinetes dos magistrados estarão posicionados junto à uma ampla fachada da edificação, voltada para a Praça dos Três Poderes. O projeto arquitetônico (82.257/2017) do novo prédio foi aprovado pelo Tribunal de Justiça do Paraná em conjunto com a Prefeitura Municipal de Londrina, no dia 29 de janeiro de 2018.

1ª parte da construção

Está prevista a demolição do prédio antigo, que abrigava anteriormente as Varas Criminais de Londrina. Os trabalhos vão iniciar em maio, porém não serão utilizados explosivos. De acordo com a empresa JWA Construção e Comércio Ltda., vencedora da licitação, a demolição ocorrerá com o uso de equipamentos e máquinas apropriadas para este serviço, em um processo de demolição de cima para baixo.

Atualmente, as Varas Criminais estão funcionando em uma sede provisória, localizada na Avenida Tiradentes, 1.575.

 Veja os números

Área do terreno: 10.767,48 m²

Área a construir do novo bloco criminal: 25.468,67 m²

Área final do complexo do fórum: 42.750,01 m²

Valor da obra: R$ 52.140.973,46

Prazo de execução: 24 meses