Convênio do TJPR com a Universidade Federal do Paraná promove a pesquisa jurídica e transparência institucional


CONVÊNIO DO TJPR COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROMOVE A PESQUISA JURÍDICA E TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL

Outra iniciativa lançada na ocasião foi o Observatório de Dados, um painel com estatísticas do Judiciário paranaense, já disponível no site do Tribunal

Nessa quinta-feira (17/2), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinaram um protocolo de intenções com o fim de compartilhar dados da Justiça estadual entre as instituições. A parceria consiste no fornecimento de diversas bases de dados do TJPR para docentes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação (PPGD) da Universidade. 

As informações incentivam e facilitam a produção acadêmica na área jurídica, que, por sua vez, aponta melhoras para o Judiciário paranaense. A UFPR assumiu o compromisso de compartilhar os estudos com a Corte Paranaense, e desenvolver cursos e formações em parceria com a Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR). 

“A ideia é dar um retorno para a sociedade paranaense. O papel da Universidade é contribuir com a Justiça, com os direitos fundamentais, em forma de pesquisa em parceria com o TJPR”, afirmou o coordenador do Programa de Pós-Graduação de Direito da UFPR; Dr. Fabricio Ricardo de Limas Tomio. 

O encontro entre as instituições marcou também o lançamento do Observatório de Dados do TJPR, já disponível no site do Tribunal. Trata-se de um painel que dispõe estatísticas da Corte Paranaense, promovendo a transparência do Judiciário para toda a sociedade. A ferramenta é fruto do trabalho conjunto do Departamento de Planejamento (DPLAN), do Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC) e do Ateliê de Inovação do TJPR. 

“Eu sempre digo que o conhecimento é uma arma de transformação. Mas não só de transformação, é também de aproximação. O Observatório e a parceria com a universidade promovem a aproximação com a sociedade e a capacitação do Judiciário paranaense, que são princípios norteadores da gestão”, disse o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, no ato de assinatura. 

Também estiveram presentes no evento o 1º vice-presidente do TJPR, desembargador Luiz Osorio Moraes Panza; o desembargador Marcelo Gobbo Dalla Dea; o juiz auxiliar da Presidência do TJPR, Dr. Anderson Ricardo Fogaça; o diretor da Faculdade de Direito da UFPR, Dr. Sérgio Said Staut Júnior; e os professores da Faculdade de Direito do UFPR, Dra. Angela Cassia Costaldello e Dr. Rodrigo Kanayama. 
 

Por Kássia Calonassi