Departamento do Patrimônio implanta novo sistema de gestão de processos


DEPARTAMENTO DO PATRIMÔNIO IMPLANTA NOVO SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS

Somente em setembro foram apresentadas 63 propostas para melhorias no setor

O Departamento do Patrimônio do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) está implantando um novo sistema de gestão de processos. A metodologia escolhida é a Lean, criada e desenvolvida dentro do parque de produção de uma empresa multinacional, a Toyota. Também conhecido como TPS (Toyota Production System), o método tem como objetivo reduzir desperdícios e busca evitar o retrabalho.

No Departamento do Patrimônio, o programa está sendo empregado em algumas áreas como, por exemplo, transporte, armazenamento e processamento administrativo. O propósito é melhorar a qualidade e diminuir o tempo de espera nos atendimentos.

O projeto Lean faz uso de algumas ferramentas que incluem processos contínuos de análise e de produção. Uma das etapas, que já foi realizada no TJPR, é a apresentação de sugestões de melhorias. Servidores e estagiários do Departamento do Patrimônio apresentaram 63 propostas apenas em setembro. Essas propostas passaram por um processo de avaliação e discussão, sendo que duas delas já foram selecionadas. Uma da estagiária Thayanna Schmidt, que atua na Divisão de Controle Patrimonial, e a outra do servidor Fabiano Schatzmann, da Divisão de Administração de Materiais.

Para a diretora do Departamento, Mariana da Costa Turra Brandão, o processo de elaborar as sugestões demonstra o senso crítico dos servidores e a preocupação com o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho. Segundo ela, a administração pretende implementar todas as medidas sugeridas que tragam melhorias para a administração. “Isso vai ao encontro da política adotada por esta administração, que prima pela eficiência do serviço público e o bom atendimento à população”, finaliza.