Desembargador Antonio Loyola Vieira se aposentou do Judiciário paranaense nesta quinta-feira (17/6)


DESEMBARGADOR ANTONIO LOYOLA VIEIRA SE APOSENTOU DO JUDICIÁRIO PARANAENSE NESTA QUINTA-FEIRA (17/6)

Magistrado ingressou no TJPR como servidor em 1968 e assumiu o cargo de Juiz em 1989

Nesta quinta-feira (17/6), o Desembargador Antonio Loyola Vieira se aposentou do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), após 32 anos exercendo a magistratura. 

Era membro do Órgão Especial (OE) do Judiciário paranaense, tendo realizado a sua despedida do OE na sessão de 14 de junho. Exercia, ainda, a Presidência da 1ª Câmara Criminal, tendo encerrado a sua atuação na sessão de 17 de junho. 

“Hoje se encerra um ciclo de 53 anos, sendo 21 anos como funcionário da Secretaria do TJPR, nos cargos de oficial judiciário, auxiliar jurídico, assessor jurídico e 32 anos como magistrado”, declarou o recém-aposentado durante a sua despedida na sessão da 1ª Câmara Cível. 

O Desembargador Loyola foi presenteado durante a sessão e recebeu elogios de colegas Desembargadores, bem como dos demais presentes na sessão. Agradeceu aos amigos, colegas, servidores e, principalmente, a sua família, por todo o apoio recebido durante a carreira. 

Durante a sessão, o magistrado citou a Prece de Um Juiz de João Alfredo Medeiros Vieira: “Senhor! Eu sou o único ser na terra a quem Tu deste uma parcela da Tua onipotência: o poder de condenar ou absolver meus semelhantes. E quando um dia, finalmente, eu sucumbir e comparecer à Tua augusta presença para o último Juízo, olhai compassivo para mim. Ditai, Senhor, a Tua sentença. Julga-me como um Deus. Eu julguei como homem.” 

Um dia antes de sua despedida oficial, o Desembargador encontrou o Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, e doou documento histórico de Percival Loyola para fazer parte do acervo do Museu da Justiça. 

 

Confira a íntegra da sessão da 1ª Câmara Cível de 17 de junho.

 

Uma grande carreira 

O Desembargador, filho de Joubert Gonzaga Vieira e Eraylde Loyola Vieira, nasceu no dia 20 de junho de 1946, em Curitiba-PR. Ingressou no TJPR como servidor, em 1968, tendo trabalhado no protocolo e em departamento administrativo. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba, turma de 1974. 

Em 1979, tornou-se assessor jurídico do Tribunal. Ingressou na magistratura em abril de 1989 e assumiu o cargo de Juiz Substituto das Comarcas de Apucarana e Matelândia. Em setembro de 1989, foi nomeado para o cargo de Juiz de Direito, assumindo a Comarca de Quedas do Iguaçu. Atuou, ainda, nas Comarcas de Mallet, São José dos Pinhais e Curitiba. Em outubro de 2008 foi promovido ao cargo de Desembargador do TJPR. 

 

Clique nos links abaixo e conheça mais sobre a atuação do magistrado no TJPR 

Assista à entrevista concedida pelo Desembargador no programa “História do Judiciário” no Youtube

Leia a notícia “Desembargador Antonio Loyola Vieira fala da satisfação em ser agraciado com o título de Cidadão Honorário de Apucarana”, da Amapar

 

Por Alinne Quadros.