Desembargador Renato Braga Bettega é eleito o novo Presidente do TJPR


Desembargador Renato Braga Bettega é eleito o novo Presidente do TJPR

Qui, 17 nov 2016 18:27:27 +0000

O Desembargador Renato Braga Bettega foi eleito nesta quarta-feira (16/11) com 66 votos, em segundo turno, para assumir a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, no biênio 2017/2018.

O cargo de Presidente foi disputado por ele, em segundo turno, e pelo Desembargador Fernando Wolff Bodziak, que obteve 52 votos. No primeiro turno, os Desembargadores Fernando Wolff Bodziak e Renato Braga Bettega receberam 45 e 40 votos respectivamente. O Desembargador Eugênio Achille Grandinetti recebeu 33 votos.

A Comissão de apuração foi composta pelos Desembargadores Luiz Fernando Tomasi Keppen, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE- PR); Regina Helena Afonso de Oliveira Portes e Roberto Massaro. No total, 119 Desembargadores votaram, houve uma ausência e um Desembargador votou em branco.

Gestão compartilhada –

Em seu primeiro discurso como Presidente eleito, o Desembargador Bettega afirmou que irá fazer uma gestão compartilhada, que representará todos os magistrados do Estado.

“O Presidente não pode se isolar, por isso a gestão será compartilhada, aberta aos outros colegas Desembargadores e de muito harmonia entre a Cúpula”, comentou.

Bettega falou sobre o momento delicado que o País atravessa e dos desafios que terá frente ao Judiciário do Paraná. “Há inúmeras questões a serem encaminhadas e gerenciadas, como limitações de orçamento e gestão de pessoal”, disse.

Na atual gestão, desde 2015, o Desembargador Bettega faz parte da Cúpula do TJPR, como 1º Vice-Presidente. “Isso facilitará a transição, pois já tenho acesso a várias informações”, disse o Presidente eleito. Bettega pretende iniciar a transição na próxima semana e assumirá efetivamente a Presidência no dia 1º de fevereiro.

Currículo -

Renato Braga Bettega - nasceu em 6 de novembro de 1948 em Curitiba (PR). Formou-se em Direito pela PUC-PR (1972) e em Administração de Empresas pela FAE (1977). É mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (Portugal), com tese de mestrado aprovada com louvor. Ingressou na Magistratura do Paraná em 1980, exercendo suas atividades funcionais nas Comarcas de Paranaguá (substituto), Capanema (regime de exceção), Formosa do Oeste, Reserva, Rio Negro, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu. Desde 1991 encontra-se na Comarca de Curitiba, tendo sido juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça na gestão do desembargador Ronald Accioly Rodrigues da Costa. Recebeu, na condição de representante da Magistratura paranaense, os títulos de Cidadão Honorário do Município de Reserva e Vulto Emérito da Cidade de Curitiba. Foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná em 23 de março de 2007 e eleito para o cargo de 1° Vice-Presidente em 31/11/2014.

Leia aqui a entrevista que o Presidente eleito concedeu ao jornal Gazeta do Povo, publicada em 3/11/2016

Mais fotos da eleição no TJPR estão disponíveis no Flickr