Dois projetos do Paraná recebem premiação na 6ª edição do prêmio AMAERJ

Foto: Divulgação.

DOIS PROJETOS DO PARANÁ RECEBEM PREMIAÇÃO NA 6ª EDIÇÃO DO PRÊMIO AMAERJ

A solenidade de premiação foi realizada nesta segunda-feira (6/11), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Os projetos Justiça no Bairro e Combate à Evasão Escolar estiveram entre os contemplados

A premiação dos projetos inscritos no 6º Prêmio da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Patrícia Acioli de Direitos Humanos) aconteceu nesta segunda-feira (6/11), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Dois projetos do Paraná participaram na categoria "trabalhos dos magistrados". O "Justiça no Bairro", coordenado pela Desembargadora Joeci Machado Camargo, foi selecionado e ficou com a segunda colocação. O programa "Combate à Evasão Escolar", dirigido pelo magistrado Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, da Comarca de União da Vitória, ficou em terceiro lugar.

A entrega dos troféus aos magistrados paranaenses foi efetuada pela Diretora de Direitos Humanos AMAERJ, Marcia Succi. O Prêmio Patrícia Acioli recebeu 223 inscrições, em quatro categorias, com o tema “Direitos Humanos e Cidadania”.

Para a Desembargadora Joeci Machado Camargo, esta é mais uma forma de reconhecimento, mostra que o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) está preocupado com os jurisdicionados do Estado. “Buscamos sempre oportunizar o acesso à Justiça de forma fácil e ágil. Temos que entender que as pessoas necessitam dessa proximidade, necessitam de um Judiciário cada vez mais atuante. É esse o escopo do programa Justiça no Bairro”, destacou.

Ela disse ainda que ficou honrada com a premiação, principalmente com o prestígio do Poder Judiciário do Paraná em ser reconhecido em dois projetos. “Foi emocionante estar ao lado do magistrado Carlos Mattioli, que teve também o seu trabalho merecidamente premiado. Mattioli é um grande juiz, um magistrado trabalhador e envolvido nas causas humanistas.”

O magistrado salientou que o Paraná está num caminho correto, pois vem buscando fazer diferente. “O Poder Judiciário vem transformando a vida das pessoas, especialmente aquelas hipossuficientes. Vem contribuindo efetivamente, oportunizando orientação não só para as crianças e para os adolescentes. O trabalho realizado pelo projeto se estende, principalmente, aos pais.”

Mattioli falou, ainda, que o prêmio é um incentivo para os magistrados e para toda a equipe que trabalha e acredita nessa transformação. “É um combustível para que possamos ir além, cada vez mais longe. Trilhar caminhos que facilitem o acesso à Justiça.”

Conheça os vencedores do 6º Prêmio AMAERJ.

Solenidade

Cerca de 200 pessoas participaram do 6º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, que reuniu magistrados, membros do Ministério Público, defensores, advogados, jornalistas, professores, líderes de movimentos sociais e estudantes. A Associação homenageou a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, com o Prêmio Hors-Concours por sua notável atuação em defesa dos direitos humanos.

Compuseram a mesa da cerimônia Renata Gil (presidente da AMAERJ), Milton Fernandes (presidente do TJ-RJ), Raquel Dodge (procuradora-geral da República), Leonardo Espíndola (procurador-geral do Estado), Maria Lúcia Jardim (presidente do RioSolidario e primeira-dama do Estado), Antônio Carlos de Sá (procurador-geral do Município), Jacqueline Montenegro (presidente do TRE-RJ), Alexandre Araripe Marinho (subprocurador de Justiça do MP-RJ), André Luís de Castro (defensor público-geral do Estado), Jayme de Oliveira (presidente da AMB), Cláudio dell’Orto (ex-presidente da AMAERJ e representante da EMERJ), Bernardo Cabral (ex-senador) e Marcia Succi (diretora de Direitos Humanos da AMAERJ). Também estiveram presentes os parentes da juíza Patrícia Acioli.

Prêmio

Criada em 2012, a premiação celebra a memória da juíza Patrícia Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em 2011, em Niterói, por policiais militares. O Prêmio tem o objetivo de reconhecer e reverenciar iniciativas e trabalhos que contribuam para a melhoria da sociedade brasileira.

Informações e fotos AMAERJ.