Durante o 5º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável, TJPR decreta racionalização no uso de materiais em suas instalações


DURANTE O 5º ENCONTRO DE GESTÃO JUDICIÁRIA SUSTENTÁVEL, TJPR DECRETA RACIONALIZAÇÃO NO USO DE MATERIAIS EM SUAS INSTALAÇÕES

O Decreto Judiciário nº 323/2021 visa menor impacto ambiental, em especial redução do consumo de papel, copos descartáveis, água envasada e impressões

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) publicou o Decreto Judiciário nº 323 no dia 7 de junho, que tem por objetivo a redução do uso de materiais de consumo como papel e copos descartáveis para o público internobem como a realização de impressões apenas quando consideradas indispensáveis. A iniciativa vai de acordo com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) cujo primeiro Tribunal Estadual do Brasil a se tornar signatário foi o TJPR -, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e com o 4º Princípio Norteador da gestão atual do Tribunal: Uso racional dos recursos. 

O Decreto foi lançado no mês de junho em razão de ser o mês de conscientização ambiental, sendo o dia 5 de junho celebrado como Dia Mundial do Meio Ambiente. 

 

Como será realizado o levantamento de recursos utilizados 

Priscilla Kiyomi Endo, Presidente da Comissão de Gestão Socioambiental (CASA-TJPR), explica como será realizado o levantamento de recursos utilizados: O consumo de materiais é acompanhado mensal e anualmente pela Comissão de Gestão Socioambiental e pelo Núcleo Socioambiental do Departamento de Planejamento. Os Departamentos, relacionados a cada um dos materiais, repassam as informações, que são posteriormente encaminhadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os dados representam indicadores de desempenho socioambiental e fundamentam Plano de Logística Sustentável do TJPR, e também do Relatório de Desempenho Anual, tal como previsto na Resolução CNJ nº 201/2015”. 

 

5º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável 

5º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável começou no dia 9 de junho e conta com cinco palestras ao longo do mês, também em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Neste ano, o evento será realizado exclusivamente de maneira virtual e é aberto para magistrados, servidores, estagiários, colaboradores e para o público em geral. 

Confira as próximas palestras do Encontro: