ESEJE promoveu 22 cursos de atualização e capacitação no primeiro semestre deste ano


ESEJE PROMOVEU 22 CURSOS DE ATUALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO

A Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça do Paraná alcançou o número de 1 mil participações nos cursos ofertados

A Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça do Paraná (ESEJE) foi responsável pela organização e programação de 22 cursos de atualização e capacitação para os servidores, que alcançou o número de 1 mil participantes. Dentre os temas disponibilizados estavam métodos de conciliação e mediação, Justiça Restaurativa, comunicação, resolução de conflitos e gestão.

Na capital foram realizados 14 cursos e, no interior, outros cinco. Foi também utilizada a modalidade de ensino a distância (EAD) em três cursos.

De acordo com a supervisora Educacional da ESEJE, Adriana Accioly Gomes Massa, a intenção para este segundo semestre é oportunizar aos servidores temas variados e que estejam em conjuntura com as atividades desenvolvidas pelo TJ-PR. Nesse sentido, a ESEJE está aperfeiçoando o ambiente virtual de aprendizagem e contará com cursos novos, abrangendo todo o Paraná, utilizando novas tecnologias educacionais, mais participativas e integrativas, investindo fortemente nos servidores da instituição.

Produção Audiovisual

Também entre as atividades realizadas pela ESEJE estão as produções audiovisuais, que já somam 27 vídeos confeccionados para os mais variados setores. Materiais para as salas de espera de audiência dos Juizados Especiais também estão entre os projetos formalizados. Há ainda outros trabalhos desenvolvidos, como vídeo chamadas para eventos e vídeos tutorais estão ainda entre os trabalhos desenvolvidos.

Reestruturação

A ESEJE, logo no início da gestão do atual Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Renato Braga Bettega, passou por importante reestruturação para melhor atender os servidores e alunos. Conforme Decreto nº 266/2017, a Escola tem agora um Diretor-Geral, função assumida pelo Desembargador Roberto Portugal Bacellar.

Como Vice-Diretor está o magistrado Luciano Campos de Albuquerque, que também é Juiz Auxiliar da Presidência. A escola conta ainda com dois Supervisores, um Executivo (Alex Walwndowsky Horta) e outro, Educacional (Adriana Accioly Gomes Massa), com intuito de melhorar a Política Estadual de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná.

Com a reestruturação da ESEJE, teve início um processo de adequações e reformulações necessárias para alavancar essa nova estrutura, com base na Resolução nº 192/2014, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o Desembargador Roberto Portugal Bacellar, a intenção é desenvolver a educação profissional e tecnológica no Poder Judiciário, como processo educativo e baseado na gestão por competências. Destaca que está em andamento a nova regulamentação da Escola e a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), instrumento de gestão que estabelece diretrizes e norteia a política educacional.