Estatização da 15ª Vara Cível de Curitiba será na quinta-feira (19)

Nesta quinta-feira, dia 19, às 17 horas, sob a presidência do desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação, 1º vice-presidente do TJPR, será realizada a solenidade alusiva à estatização da 15ª Vara Cível do Foro Central da comarca da Região Metropolitana de Curitiba. As estatizações, além de trazer melhorias e benefícios aos jurisdicionados, atendem a dispositivo constitucional, Lei nº 16.023/2008.

A lei supracitada trata das atribuições das Unidades Estatizadas, Secretaria de Foro Judicial de 1º Grau de Jurisdição, cujas receitas, no âmbito do Judiciário paranaense, são recolhidas na conta do Fundo da Justiça (Funjus), responsável pelo custeio das novas unidades, sejam estatizações de serventias, elevações ou criações de Varas.

O evento contará com a presença do diretor do Fórum da Comarca de Curitiba, juiz de Direito João Luiz Manassés de Albuquerque Filho; da juíza de Direito da 15ª Vara Cível do Foro Central da comarca de entrância final da Região Metropolitana de Curitiba, Luciani de Lourdes Tesseroli; do gestor do processo de Instalação e Estatização do Tribunal de Justiça, desembargador Guilherme Luiz Gomes; do presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Fernando Ganem, entre outras autoridades do Judiciário, Executivo e dos Legislativos municipal e estadual.

Curitiba tem aproximadamente 1 milhão e 750 mil habitantes, sendo a oitava cidade mais populosa do Brasil e, atualmente, enfrenta os desafios próprios dos grandes centros, onde a questão urbana tem sido repensada sob o aspecto humanista. A cidade reúne, além das pessoas nascidas em Curitiba,  descendentes de imigrantes estrangeiros de diversas partes do mundo e brasileiros oriundos de várias regiões do país.

O município também é considerado uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global, conta com altos índices de educação, tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais.