Fórum de Santa Isabel do Ivaí passa por reforma para melhor atender a população


FÓRUM DE SANTA ISABEL DO IVAÍ PASSA POR REFORMA PARA MELHOR ATENDER A POPULAÇÃO

O investimento realizado pelo TJ-PR de R$ 525 mil foi dedicado a reparos no telhado, na pintura e na recuperação do piso

No Fórum de Santa Isabel do Ivaí funcionam os Juizados Especiais e as Varas Cível e Criminal, que estão sob a responsabilidade da magistrada Chelida Roberta Soterroni Heitzmann, pois trata-se de juízo único. Além de Santa Isabel do Ivaí, são atendidos os municípios de Santa Mônica e Planaltina do Paraná, totalizando cerca de 16 mil habitantes.

Para melhor atender a população, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) iniciou obras para reformas e reparos no Fórum no segundo semestre de 2017. O investimento foi de aproximadamente R$ 525 mil.

Obras

Estrutural

Em junho de 2017, a Construtora Dotto começou os trabalhos no Fórum de Santa Isabel do Ivaí. O telhado foi totalmente restaurado, com troca de telhas e reparos efetuados na estrutura de vigamento. Ainda foram efetuadas correções na laje, que estava com infiltração. As paredes (internas e externas) do local que também apresentavam rachaduras foram reparadas; as divisórias de gesso passaram por recuperação e, em alguns locais, foram instaladas novas divisórias como no banheiro público masculino e no hall de entrada.

O piso de madeira (tacos) foi totalmente recuperado, passando por sistema de lixamento e envernizamento. Na sala do Júri é possível verificar a mudança após a reforma. Ainda os mobiliários foram trocados (cadeiras e mesas) e outros passaram por manutenção.

Portas e janelas receberam restauro, e outras foram substituídas por material com vidro temperado, garantindo maior segurança no local. Já na parte externa do Fórum foi construído um estacionamento coberto; nos muros, nas grades e nas calçadas foram executadas melhorias e reparos.   

Na questão de acabamento, todo o Fórum recebeu pintura nova com aplicação de textura acrílica nas fachadas.

Elétrica

Foram efetuados todos os reparos elétricos necessários, dentre eles estavam a substituição de tomadas e interruptores; a troca de luminárias fluorescentes por tecnologia Led; a colocação de postes metálicos externos com lâmpadas de tecnologia Led; instalação de módulos de iluminação de emergência e reparos nas instalações de telecomunicações com a troca de pontos de rede.

Segurança

O Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ-PR instalou ainda um sistema amplo de segurança no Fórum. O monitoramento é realizado por 15 câmeras internas e 15 externas. Outros 29 equipamentos – sensores de presença – foram colocados em pontos estratégicos.

Por fim, as salas de audiência receberam vidro temperado, para que a testemunha possa efetuar o reconhecimento do agressor em segurança.

Melhorias

A magistrada Chelida Roberta Soterroni Heitzmann destaca que as melhorias realizadas trouxeram maior comodidade e segurança. “A instalação de câmeras, sensores e demais melhorias efetuadas no Fórum repercutiu muito na comunidade, contribuindo de forma relevante na prestação jurisdicional”.