I Seminário de Acessibilidade e Inclusão do TJPR será realizado no dia 27


I SEMINÁRIO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJPR SERÁ REALIZADO NO DIA 27

Objetivo do encontro é promover a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência

A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) promove no dia 27 de novembro, das 14 h às 17 h, o I Seminário de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O evento será realizado no Auditório Pleno do Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, em Curitiba, e é aberto a todos os magistrados, servidores e estagiários do TJPR. Também estão convidados membros e funcionários de outros órgãos do sistema de Justiça.

O objetivo do seminário é promover a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência, em atendimento às determinações contidas na Resolução nº 230, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante o evento os membros da CPAI irão expor as atividades já realizadas pela Comissão. Além disso, serão promovidas palestras por pesquisadores convidados.

O Professor Eroulths Cortiano Júnior, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), irá falar sobre o tema “A incapacidade civil, os diferentes e o Estatuto da Pessoa com Deficiência: construindo um novo direito”. Também haverá a participação da psicóloga Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes, que irá proferir uma palestra intitulada “Conhecendo e compreendendo a pessoa com deficiência”. Ao final, os participantes irão participar de uma atividade dinâmica promovida pela Assessoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Transmissão online

O evento será transmitido ao vivo por meio da plataforma EAD disponibilizada pela Escola de Servidores da Justiça Estadual (ESEJE). Acompanhe a transmissão no dia do evento. 

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até o dia 27/11. Para se inscrever basta preencher o formulário disponível nesta página.

Programação

13h45 – Credenciamento

14h – Abertura

14h15 – Apresentação das atividades da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJPR

14h30 – Palestra: A incapacidade civil, os diferentes e o Estatuto da Pessoa com Deficiência: construindo um novo direito (Eroulths Cortiano Júnior)

15h30 – Palestra: Conhecendo e compreendendo a pessoa com deficiência (Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes)

15h45 – Vivendo a experiência de uma pessoa com deficiência física (Assessoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência)

16h – Vivendo a experiência de uma pessoa com deficiência visual (Assessoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência)

16h15 – Vivendo a experiência de uma pessoa com deficiência auditiva (Assessoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência)

16h30 – Vivendo a experiência de uma pessoa com deficiência intelectual (Assessoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência)

16h45 – Encerramento

Serviço

Data: 27 de novembro

Horário: 14 h às 17 h

Local: Sala Desembargador Clotário Portugal (12º andar do Prédio Anexo ao Palácio da Justiça)

Endereço: Praça Nossa Senhora de Salette, s/n, Centro Cívico, Curitiba.

Inscrições