Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola


Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola

Qua, 07 dez 2016 17:13:10 +0000

Em 2016 o programa Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola completou 23 anos de existência batendo novos recordes. Nos últimos 2 anos foi levado a 638 escolas de todo o Estado, atendendo mais de 36 mil crianças e adolescentes. Apenas em 2016, 35 comarcas desenvolveram atividades do programa levando noções de direito e cidadania para estudantes de quase 300 escolas da rede pública de ensino.

Na Capital ele é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que, nesta edição, selecionou 15 escolas para receber as atividades. Com isso, 1.300 crianças foram atendidas. Uma grande novidade foi a inclusão de uma escola especial, com crianças surdas que receberam as palestras e realizaram visitas com a ajuda de uma intérprete da língua de sinais.

No interior do Estado, o Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola também seguiu em ritmo de expansão. Em Assis Chateaubriand foram atendidas 228 crianças de escolas estaduais e municipais. Centenário do Sul estendeu o programa para todas as 8 escolas municipais da cidade, atendendo 212 alunos. Em Ibaiti 6 instituições de ensino receberam as atividades da iniciativa. Londrina levou o projeto para 5 escolas de regiões carentes e atendeu um público de 600 estudantes. Ponta Grossa obteve resultados semelhantes também com 5 escolas e 600 atendidos. Nessa última Comarca, o programa foi finalizado com um passeio ao 13º Batalhão de Infantaria Blindada onde também ocorreu uma cerimônia de premiação das melhores redações. Na Lapa, 28 escolas foram contempladas somando 650 crianças atendidas e o encerramento das atividades foi marcado pelo júri simulado realizado para uma plateia de 300 convidados.

Algumas cidades tiveram a realização do programa pela primeira vez. Esse foi o caso de Bandeirantes, que atendeu 3 escolas municipais, e Ribeirão Claro, comarcas que destacaram a importância do trabalho e a intenção de continua-lo em 2017. Em Pinhais a primeira edição do projeto foi desenvolvida de forma diferenciada, além das noções de Direito e cidadania, a escola participante pediu informações sobre a legislação do bullying, que foi amplamente abordada durante as atividades.

Também houve localidades que se destacaram por contar com inovações e muita criatividade. Em Mangueirinha, nas 8 escolas atendidas houve uma diversidade de apresentações culturais, os alunos desenvolveram materiais como histórias em quadrinho, produção audiovisual e até um telejornal específico com a temática do projeto. Em Prudentópolis o segundo ano do Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola foi marcado por um trabalho diferente, durante a visita ao Fórum da cidade as crianças acompanharam um caso fictício, envolvendo dois alunos, que serviu de exemplo para a explicação de todo o passo a passo das ações desde a propositura até a solução final.

Nem mesmo a dificuldade de acesso de algumas localidades impediu o avanço da iniciativa. Em Tomazina o trabalho foi adaptado para atender os municípios de Jaboti e Pinhalão. Com isso a comarca dobrou o alcance do trabalho atendendo 300 estudantes. Na região litorânea 10 escolas participaram das atividades, duas delas localizadas na Ilha do Mel. Através de inúmeras parcerias algumas crianças que nunca haviam estado no continente puderam realizar uma visita até o Fórum de Paranaguá. No total a Comarca atendeu mais de 700 estudantes com lições de justiça, cidadania e meio ambiente.

Diante de resultados tão significativos a 2ª Vice-Presidência do TJPR, coordenadora do Programa, desenvolveu, em outubro, um evento cultural em homenagem aos magistrados e servidores que trabalharam de forma voluntária durante os últimos 2 anos de atividades do Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola.

Os voluntários assistiram a uma apresentação teatral realizada na Capela Santa Maria e receberam uma medalha de agradecimento. Para o 2º Vice-Presidente, Desembargador Fernando Wolff Bodziak, essa foi uma oportunidade de destacar os resultados do Programa e o valoroso trabalho desenvolvido por todos os voluntários. “É uma marca histórica: 36 mil crianças atendidas, atuação em mais de 700 escolas e mais de 40 comarcas participantes, tudo em apenas dois anos. Isso só foi conquistado através do trabalho de todos os voluntários, que, com muita disponibilidade, resolveram emprestar um pouco do seu tempo e conhecimento a milhares de crianças. Em nome delas, homenageamos todos os voluntários que nos ajudaram a fazer, desse, um programa de sucesso e com um magnífico alcance social”, disse o Desembargador.

Sobre o Programa

Idealizado no ano de 1993, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” é coordenado pela 2ª Vice-Presidência e tem como objetivo facilitar e difundir o acesso à Justiça, através da divulgação de noções básicas sobre direitos e cidadania a crianças e adolescentes do ensino fundamental de escolas da rede pública.

As atividades são desenvolvidas por magistrados, promotores, advogados e servidores do TJPR de forma voluntária. Através de cartilhas desenvolvidas pela AMB, os participantes levam conhecimentos de justiça e cidadania nas escolas e recebem os alunos em visitas guiadas até as sedes do Poder Judiciário em cada cidade. Ao final das atividades as crianças desenvolvem atividades culturais e redações para fixar o conteúdo.

Acesse aqui nosso Flickr para ver mais fotos.