Ministro Kassio Nunes Marques do STF participa do projeto Rolê Ambiental


MINISTRO KASSIO NUNES MARQUES DO STF PARTICIPA DO PROJETO ROLÊ AMBIENTAL

Magistrado plantou uma muda no Bosque dos Desembargadores do Centro Judiciário e visitou o Palácio da Justiça

Nesta terça-feira (17/8), o Ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), cumprindo agenda no Paraná, visitou as instalações do Centro Judiciário e do Palácio da Justiça do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), na Capital. Junto a magistrados e outras autoridades, plantou uma muda de pau-brasil no Bosque dos Desembargadores, que faz parte do projeto Rolê Ambiental. 

O Presidente da Corte paranaense, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, explicou ao Ministro do STF a iniciativa: “O Rolê Ambiental busca a conscientização acerca da importância da sustentabilidade e do meio ambiente. O programa vai além do reflorestamento, também estão previstas visitas a Unidades de Conservação do Estado, como parques e bosques.” 

“Eu deposito, nessa árvore, as lembranças da minha passagem por Curitiba. Deposito, também, a fé e a esperança em um mundo melhor, ecologicamente sustentável, e que a gente possa colaborar e contribuir com o por vir. Que toda a humanidade tenha um mundo com mais equilíbrio social e ambiental. São ações como essa que fazem a diferença”, declarou o Ministro Nunes Marques ao plantar sua muda. 

Também plantaram árvores os Desembargadores do TJPR Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, Abraham Lincoln Merheb Calixto e Ramon de Medeiros Nogueira; o Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Ademar Luiz Traiano; o Conselheiro Luiz Fernando Tomasi Keppen do Conselho Nacional de Justiça; o Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia; e o Defensor Público-Geral do Estado, Dr. Eduardo Pião Ortiz Abraão. 

As mudas plantadas eram das espécies pinheiro-bravo, araucária, carvalho e ipê amarelo e roxo. 

Durante a tarde, o Ministro foi recebido no Palácio da Justiça e conheceu os principais projetos de inovação desenvolvidos pelo TJPR, como o Ateliê de Inovação. Desenvolvido pela atual gestão, o laboratório de inovação tem como foco detectar problemáticas e apontar soluções para diversas áreas da instituição. Ao final, o magistrado do STF visitou o Museu da Justiça, que preserva diversos objetos e documentos históricos do Judiciário paranaense. 

Acompanharam a visita, também, o Promotor de Justiça Eduardo Augusto Salomão Cambi e os Juízes-Auxiliares da Presidência do TJPR Dr. Anderson Fogaça e Dra. Fabiane Pieruccini.  

 

Rolê Ambiental e Bosque dos Desembargadores 

O projeto Rolê Ambiental foi lançado no dia 1º de junho deste ano, com a inauguração do Bosque dos Desembargadores. Na data, foi assinado um acordo de cooperação entre o Governo do Estado do Paraná, o TJPR e a Prefeitura Municipal de Curitiba.  O documento tem como objetivo difundir e aprimorar o desenvolvimento do projeto Rolê Ambiental, bem como contribuir para a disseminação de conhecimentos sobre as relações entre os seres vivos e o meio ambiente. O programa visa, também, incentivar os cidadãos a preservarem o meio ambiente para a sua geração e para as futuras. Nesse sentido, futuramente, o Rolê Ambiental realizará visitas guiadas em áreas de Unidades de Conservação do Estado do Paraná. 

Como forma de incentivar o reflorestamento e a preservação ambiental, o TJPR reservou uma área no Centro Judiciário de Curitiba para a implementação do Bosque dos Desembargadores. No local, cada Desembargador e autoridades convidadas irão plantar uma espécie nativa do Paraná. 

 

Por Alinne Quadros.