Novo portal do TJPR entra no ar a partir das 19h desta sexta-feira (11/6)


NOVO PORTAL DO TJPR ENTRA NO AR A PARTIR DAS 19H DESTA SEXTA-FEIRA (11/6)

O objetivo da reformulação é melhorar a navegabilidade e tornar o site mais leve, moderno e intuitivo

Será lançado, nesta sexta-feira (11/6), o novo portal do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). A mudança será a partir das 19h, razão pela qual o site poderá ficar fora do ar por alguns minutos. Durante o final de semana, a equipe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) continuará trabalhando para que a alteração seja concluída com sucesso. O projeto do novo portal foi elaborado por profissionais de tecnologia da informação do DTIC e web designers do Departamento de Comunicação e Cerimonial (DCC).  

“Nesse momento, nada mais oportuno do que pensarmos na identidade virtual do Tribunal de Justiça, empregando inovação e criatividade também na nossa página na internet. A reestruturação do site foi umas das primeiras demandas dessa gestão que entrega uma nova página a todos os cidadãos do Estado do Paraná”, declarou o Presidente do Judiciário paranaense, Desembargador José Laurindo de Souza Netto. 

O objetivo da reformulação é melhorar a navegabilidade e tornar o portal mais leve, moderno e intuitivo, conforme explicou a designer e técnica judiciária Meline D’Agnoluzzo Zortea do DCC: “Nesse novo site a gente tentou implementar uma linguagem mais acessível e uma experiência de navegação melhor para o usuário. O nosso novo layout é mais clean e está de acordo com a nova identidade visual do Tribunal.” 

As informações disponíveis no novo portal estão reorganizadas com foco no usuário e nos serviços. No cabeçalho está o menu principal, com acessos agrupados por assunto ou tema. Os serviços buscados com mais frequência, como Balcão Virtual e informações sobre custas judiciais, ganharam links de acesso rápido. No novo portal é possível acessar, ainda, os Canais do YouTube do TJPR, dos julgamentos do Tribunal do Júri e das sessões do 2º Grau de Jurisdição. 

A reformulação foi feita a partir de um estudo de reestruturação do portal, no qual constatou-se que as dez páginas mais acessadas representam 55,8% do total de visualizações, bem como que apenas 4,8% das páginas possuem mais de 15 acessos mensais. O que levou a equipe a pensar em soluções para facilitar a consulta dos usuários. “Nós analisamos o ranking da transparência, acessamos o site de todos os Tribunais de Justiça brasileiros e fizemos uma análise criteriosa do nosso próprio portal. Mapeamos quais eram as páginas mais acessadas, hoje em dia, no nosso site, e essas páginas ganharam maior acessibilidade no novo portal”, relatou a designer e técnica judiciária do DCC Giovanna do Valle Marchesini Laufer. 

O projeto do novo site foi elaborado, ainda, com foco nos cinco Princípios Norteadores da gestão: valorização do ser humano, aumento da eficiência, ampliação da capacitação dos magistrados e servidores, uso racional de recursos, e aproximação do Poder Judiciário com a população. 

O conteúdo do novo portal será o mesmo do antigo site, mas algumas páginas poderão ser realocadas. “Esse trabalho irá durar o final de semana inteiro. A previsão é que o portal esteja totalmente renovado a partir da segunda-feira (14/6). Entretanto, ao longo da próxima semana ainda haverá alguns trabalhos de construção, porém não tão visíveis para quem acessar o portal”, esclareceu o analista de sistemas do DTIC Alberto Heitor Molinari, quetambém atuou na construção da página. 

A mudança não afetará o sistema Projudi e demais sistemas independentes do portal do TJPR.