Novos computadores irão atualizar o parque tecnológico do TJPR


NOVOS COMPUTADORES IRÃO ATUALIZAR O PARQUE TECNOLÓGICO DO TJPR

Licitação prevê a aquisição de 3 mil equipamentos, que serão destinados em sua maioria a servidores e magistrados do 1º Grau de Jurisdição

O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Renato Braga Bettega, autorizou nesta terça-feira (5/6) a abertura de uma licitação para a compra de 3 mil microcomputadores. Para o 1º Grau de Jurisdição serão destinados 2.760 equipamentos (92% do total). O objetivo é substituir parte dos computadores de mesa atuais, que estão sem contrato de garantia vigente e possuem configuração técnica obsoleta e inadequada.

Além dos gabinetes, farão parte da aquisição outros equipamentos periféricos, como monitor de vídeo, mouse, mouse-pad, teclado, fonte, cabo de força para alimentação de energia e cabo de rede (patch cord). O objeto do Termo de Referência prevê também a garantia de manutenção, a cargo do fornecedor, de 60 meses para todos os equipamentos.

Os modelos que serão adquiridos possuem o formato mini desktop, que tem cerca de um terço do tamanho tradicional. Além da otimização do espaço nas unidades de trabalho, esse fator gera redução nos custos com logística, transporte e armazenamento. Em relação à maior parte dos equipamentos atuais, os novos computadores possuem melhor capacidade de processamento e características mais modernas como baixa emissão de calor e eficiência energética.

Atualmente a grande maioria dos processos administrativos e judiciais do TJPR tramita em meio eletrônico, seja em sistemas desenvolvidos pelo próprio órgão, seja em plataformas integradas com os demais órgãos públicos. Esse fato, aliado à constante atualização do parque tecnológico do Tribunal de Justiça do Paraná, contribui para gerar economia dos recursos públicos e maior segurança da informação, necessária à continuidade e à eficiência das atividades judiciais.