Núcleo de Governança, Riscos e Compliance apresenta o planejamento de atividades para o ano de 2021


NÚCLEO DE GOVERNANÇA, RISCOS E COMPLIANCE APRESENTA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PARA O ANO DE 2021

O documento reúne diversas ações que serão realizadas para aperfeiçoar a governança e a gestão do TJPR

No dia 26 de abril o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Desembargador José Laurindo de Souza Netto, aprovou o Plano Anual de Atividades do Núcleo de Governança, Riscos e Compliance (PANGRC). O documento apresenta uma série de atividades que serão desenvolvidas pelo NGRC ao longo de 2021 com a finalidade de desenvolver a governança, a gestão de riscos e o compliance do TJPR.

Dentre as ações contidas no PANGRC destacam-se a Construção do Programa de Governança Institucional, que reunirá um conjunto de práticas e iniciativas a serem implementadas para aperfeiçoar a governança e a gestão institucional, e a coordenação dos trabalhos de elaboração do Manual de Gestão de Riscos, cartilha que objetiva orientar os gestores a identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar os riscos que podem afetar o atingimento dos objetivos da instituição e de seus processos de trabalho.

A íntegra do Plano de Atividades do NGRC pode ser acessada, clicando aqui.

Além disso, em abril passado, a equipe do NGRC reuniu-se com servidores do Núcleo de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para apresentar o papel do NGRC no desenvolvimento da governança, da gestão de riscos e do compliance no TJPR.

A iniciativa, que partiu de contato do Tribunal de Justiça fluminense, teve como objetivo conhecer como o TJPR estruturou uma unidade exclusivamente dedicada a prestar apoio e assessoramento à Alta Administração nas temáticas de governança, gestão de riscos e compliance.

E mais, ainda no mês de abril, dando mais um passo para a consolidação da Gestão de Riscos no TJPR, o NGRC realizou Oficina de Gerenciamento de Riscos com representantes do Departamento de Gestão de Serviços Terceirizados (DGST). A ação teve como propósito prestar apoio e suporte metodológico ao departamento no gerenciamento de riscos que podem afetar o planejamento da contratação e a seleção de fornecedores de serviços terceirizados.

A Gestão de Riscos tem por finalidade auxiliar no processo de tomada de decisão e contribuir para que os eventos que podem impactar negativamente o cumprimento da estratégia e dos objetivos institucionais sejam mitigados, promovendo, assim, eficiência na alocação dos recursos públicos.

 

Reunião com TJRJ