Ouvidoria do TJPR passa por reestruturação e amplia espaço para atendimento


OUVIDORIA DO TJPR PASSA POR REESTRUTURAÇÃO E AMPLIA ESPAÇO PARA ATENDIMENTO

O atendimento ao público, por exemplo, passa a funcionar em setor separado

A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) realizou modificações em toda a sua estrutura. Desde a parte física (equipamentos e mobiliários) até o gerenciamento interno dos procedimentos foram reavaliados.

O atendimento ao público, por exemplo, passa a funcionar em setor separado. Uma sala foi destinada para os contatos que acontecem via telefone (0800 200 1003).  A outra vai contar com servidores que foram destinados para realizar o atendimento presencial; são quatro pessoas que ficarão à disposição dos cidadãos, dos advogados e dos servidores que necessitem de qualquer auxílio da Ouvidoria. Além disso, atenta ao caráter humanizado dos atendimentos, a Ouvidoria integrou à equipe uma assistente social.

Segundo Roseliz Patitucci, supervisora da Ouvidoria-Geral do TJPR, a intenção desse novo trabalho é fazer uma verificação da real situação apresentada. “Caso seja constatado que se trata de uma manifestação, será imediatamente encaminhada para o registro. É frequente o atendimento de pessoas que trazem suas dificuldades ou dúvidas que dispensam registro, pois grande parte dessas questões é solucionada de imediato. Há situações, ainda, em que as pessoas buscam apenas ser ouvidas”, explica.

Manifestações

De acordo com informações da Ouvidoria do TJPR, grande parte das manifestações referem-se a prazos processuais e a serviços disponibilizados pelos cartórios do foro extrajudicial. Outros assuntos, como a dificuldade de acesso ao site do TJPR, na busca de informações e legislação, também estão entre os pontos destacados.

Roseliz Patitucci afirma que, com as modificações efetuadas no setor, o ambiente de trabalho ficou mais leve e funcional. “Pretendemos alcançar um rendimento maior durante o expediente. As manifestações, em sua maioria, devem ser respondidas num prazo de dois dias, isso quando não há necessidade de se obter informações de outras unidades.”

Visita

Na última sexta-feira (5/10), o Desembargador Renato Braga Bettega, Presidente do TJPR, e o Desembargador Arquelau Araujo Ribas, 1º Vice-Presidente do TJPR, conheceram as novas instalações da Ouvidoria. Eles conversaram com os servidores e estagiários que integram a equipe. No total, são 11 pessoas que prestam atendimento no setor.

Acompanhados pela Ouvidora-Geral do TJPR, Desembargadora Lenice Bodstein, e pela Ouvidora-Substituta, Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, os magistrados assistiram à apresentação do novo vídeo da Ouvidoria, que contextualiza esse novo formato de atendimento ao público. Também conheceram o auditório de treinamento, que possui capacidade para 30 pessoas.

A Desembargadora Lenice Bodstein ressaltou que o auditório foi pensado para ser  utilizado em conjunto com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID). “A intenção é propiciar a capacitação dos nossos servidores, assim teremos garantia de um atendimento cada vez mais qualificado.”

O Presidente do TJPR elogiou o trabalho realizado pela Ouvidoria. Ele disse que o atendimento eficaz e efetivo garante não só direitos, mas também consolida o trabalho de todos os outros servidores e setores que auxiliam nos atendimentos e nas respostas às manifestações do público externo e interno.

Canais de contato

Para fazer contato com a Ouvidoria do TJPR, basta acessar algum desses canais:

Telefone: (0800 200 1003)

Email: ouvidoria@tjpr.jus.br

Endereço: 3º andar do Prédio Anexo ao Palácio da Justiça – sala 307

Já no site da Ouvidoria, é possível preencher um formulário que encaminha o seu pedido de forma virtual e imediata. O setor conta também com o atendimento presencial, que funciona das 12 h às 18 h, no Prédio Anexo ao Palácio da Justiça (3º andar – sala 307).