Presidente do TJ-PR inaugura novo Fórum de Terra Roxa

Foto: Ricardo Miike.

PRESIDENTE DO TJ-PR INAUGURA NOVO FÓRUM DE TERRA ROXA

São 1.800 metros quadrados de área construída que irão abrigar uma Vara Cível, uma Vara Criminal e os Juizados Especiais

O município de Terra Roxa, localizado na região oeste do Paraná, recebeu autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado para a inauguração do novo Fórum da cidade, que aconteceu nesta quinta-feira (22/06).

A solenidade reuniu aproximadamente 100 pessoas entre cidadãos terra-roxenses e convidados. A inauguração aconteceu às 17h e contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Desembargador Renato Braga Bettega, que efetuou o descerramento da placa em conjunto com a juíza Danielle Marie de Farias Serigati Varasquim, Diretora do Fórum.

Valorização

Para o Presidente do TJ-PR, esta é mais uma das ações que demonstra a preocupação do Tribunal frente às necessidades do 1.º Grau de Jurisdição. “Essa obra faz parte da política das últimas gestões do Tribunal de Justiça do Paraná de valorizar o 1.º Grau de Jurisdição, tão importante para os cidadãos paranaenses, já que é a porta de entrada para o Poder Judiciário”, ressaltou.

O Desembargador Bettega, que relembrou o trabalho de seus antecessores na Presidência para a realização desta obra, salientou também que há uma relação direta entre a estrutura e a celeridade da justiça. “Este prédio é parte do esforço para que a justiça não somente esteja presente e acessível, mas que se apresente no tempo devido, atendendo às necessidades dos jurisdicionados. Temos ouvido o apelo da advocacia e do Ministério Público pelo investimento no primeiro grau. Atender o pleito da OAB e do MP é atender quem zela pela ampla defesa e pelos direitos de cada brasileiro”, finalizou.

Presença

O evento contou com a participação dos Desembargadores Paulo Roberto Vasconcelos, ex-presidente do TJ, e do Desembargador Luis Carlos Xavier, que judicou na Comarca.

Também compareceram os magistrados Berenice Ferreira Silveira Nassar, Diretora do Fórum de Marechal Cândido Rondon; Clairton Mario Spinassi, da Vara Criminal de Marechal Cândido Rondon; e Luiz Fernando Montini, da Vara Cível e da Fazenda Pública de Marechal Cândido Rondon.

Os servidores do TJ-PR que atuaram na construção do Fórum Marcelo Dallacastra (engenheiro mecânico), Janaína Setin Motter (engenheira civil), Cristiano Moreira Ferreira (engenheiro eletricista) e o Diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ-PR, Alexandre Arns Steiner, estiveram na solenidade.

Já do Poder Legislativo, os parlamentares Sergio de Souza (deputado federal), Elio Rusch (deputado estadual) e Ademir Bier (deputado estadual) estavam entre os convidados. Também participaram os vereadores do município de Terra Roxa Genivaldo Magnoni Bortoli (presidente da Câmara de Vereadores), Donaldo Wagner e Ivan Reis da Silva.​

Do Poder Executivo estavam o Prefeito da cidade, Altair Donizete de Pádua; o Vice-Prefeito, Nilton Jofre Pereira, e o Prefeito de Jesuítas, Junior Weiller.

Demais autoridades que prestigiaram o evento: representando o Ministério Público em Terra Roxa, Marco Felipe Torres Castello; representando a OAB de Guaíra, o advogado Luiz Claudio Nunes Lourenço; representando a OAB de Terra Roxa, o advogado Jean Nery Luiz; o Promotor de Justiça, Marcos Vinicius Xavier; representando o 19.º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Gueller; representando a Construtora Xerri Noal, Edson Barbosa; Padre Milton Munaro; delegada da Polícia Civil, Bárbara Raquel Valeski Strapasson, e os familiares do Desembargador Aposentado Sergio Ângelo Francisco Mattioli, que dá nome ao Fórum, Tangria Mattioli e Thais Mattioli.

Novo Fórum

A construção do novo Fórum da Comarca de Terra Roxa teve um investimento de R$ 4,1 milhões. São 1.800 metros quadrados de área construída que irão abrigar uma Vara Cível e uma Vara Criminal (com secretaria, assessoria, gabinete de Juiz e sala de audiência independentes). O prédio possui também estrutura para secretaria dos Juizados Especiais, com salas de audiência e conciliação.

Também há espaços para dois gabinetes de Promotores, uma sala de assessoria e uma sala de serviços auxiliares do Ministério Público. Também há uma sala para a OAB.

O Fórum levou o nome do Doutor Sergio Ângelo Francisco Mattioli, que foi Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Endereço: Rua Osmar Ferrari, n.° 289, Terra Roxa-PR.

Para ver mais fotos do novo Fórum e da solenidade de inauguração, acesse o Flickr do TJ-PR.