Presidente do TJ-PR visita a Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande (MS)


PRESIDENTE DO TJ-PR VISITA A CASA DA MULHER BRASILEIRA EM CAMPO GRANDE (MS)

Nesta quinta-feira (3/3), o Presidente do TJ-PR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, visitou a Casa da Mulher Brasileira (CMB) em Campo Grande (MS). Ele está na capital de Mato Grosso do Sul para participar do 106º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, que acontece de 3 a 6 de março.

O Presidente do TJ-PR conheceu as instalações da Casa e respectivos setores de trabalho, como Gabinete, Cartório da Vara, Promotoria, delegacia, carceragem, Defensoria Pública, orientação Psicológica e área administrativa, entre outros.

“Fiquei impressionado com a organização da estrutura e os resultados obtidos com as medidas protetivas as mulheres ameaçadas ou que sofreram violência”, disse Vasconcelos. Em um ano de funcionamento, a Casa atendeu 11.070 mulheres, realizou 63.836 encaminhamentos, 922 prisões e aplicou 2.444 Medidas Protetivas.

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande foi inaugurada em fevereiro de 2015 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República e oferece serviços de atendimento à mulher em situação de violência de gênero.

O local funciona ininterruptamente e atende cerca de 250 mulheres por dia. Construída em um terreno da União com 3,7 mil metros quadrados, a Casa oferece às mulheres acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia especializada; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

A CMB possui sistema informatizado de monitoramento e tem capacidade para abrigar até 108 pessoas trabalhando simultaneamente. A Casa da Mulher Brasileira também conta com duas viaturas da guarda municipal que fazem a “Patrulha Maria da Penha”.

Entre outras autoridades, participaram da visita à Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande: a Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Leyde Alves Pedroso; as Gerentes Administrativas Angela Rafaela Vilas Boas e Giuza da Costa Victório, e a Secretária Executiva do Colegiado Gestor, Neiva Valadares, representando a Coordenadora da CMB, Eloisa Castro Berro.