Presidente do TJPR assina Carta de Compromisso para adesão a Pacto Global da ONU


PRESIDENTE DO TJPR ASSINA CARTA DE COMPROMISSO PARA ADESÃO A PACTO GLOBAL DA ONU

Iniciativa partiu da Comissão de Gestão Socioambiental, após um convite da OAB-PR

O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Renato Braga Bettega, assinou na tarde desta quarta-feira (14/11) uma Carta de Compromisso para adesão ao Pacto Global, que será encaminhada à Organização das Nações Unidas (ONU).

A iniciativa, inédita no Poder Judiciário Estadual, demonstra a preocupação da Corte paranaense com iniciativas relacionadas a responsabilidade social, crescimento sustentável e cidadania. “O Tribunal de Justiça do Paraná tem a honra de aderir ao Pacto Global, o qual lista objetivos globais para o Desenvolvimento Sustentável, reafirmando seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e com o alcance de um meio ambiente ecologicamente equilibrado com sua preservação para as presentes e futuras gerações”, ressaltou o Presidente.

Acesse mais fotos do evento no Flickr do TJPR.

Engajamento

O Pacto Global é uma iniciativa promovida pela ONU para engajar a comunidade empresarial de todo o mundo, além de agências, universidades e demais entidades, a desenvolver ações em prol de um futuro mais sustentável.

A instituição que adere ao Pacto Global compromete-se a adotar ações, condutas colaborativas ou coinvestimentos fundamentados em 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

O Tribunal de Justiça do Paraná já possui diversas iniciativas associadas aos 10 princípios universais. O interesse na adesão ao Pacto Global representa, portanto, uma ratificação dos valores da Corte.

Convite

A Carta de Compromisso do Tribunal de Justiça do Paraná é resultado do convite realizado pelas advogadas representantes da Comissão do Pacto Global da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Seção Paraná) Jaqueline Lobo da Rosa e Juliana Ferreira Montenegro, à Comissão de Gestão Socioambiental (CASA-TJPR), unidade supervisionada pela Desembargadora Ana Lúcia Lourenço.

Na ocasião a Desembargadora explicou que, assim que recebeu o convite, apresentou a ideia ao Presidente. “Nós levamos essa proposta ao Presidente, que de pronto nos atendeu. Essa adesão será de suma importância para nós, porque já temos diversos projetos, diversas boas práticas já institucionalizadas. E a adesão ao pacto vai estimular que surjam novas ações dos nossos servidores, dos nossos magistrados, voltadas a atingir esses 10 objetivos. Hoje são mais de 13 mil signatários em mais de 60 países. É muito importante a visibilidade que nosso tribunal terá perante todos esses signatários”, destacou.

Pioneirismo

Representando a OAB-PR, a advogada Jaqueline Lobo da Rosa ressaltou a importância do pioneirismo do TJPR dentre os tribunais estaduais. “É o primeiro Tribunal de Justiça do país a aderir ao Pacto Global. Portanto, esse tribunal será protagonista dessa temática. Nós sabemos que o TJ já faz um trabalho imenso com relação a esse tema e com certeza vai servir de exemplo para outras Cortes.”

A também advogada Luciana Sbrissia e Silva Bega ressaltou o papel que instituições como o TJPR e a OAB possuem na sociedade. Segundo ela, o Pacto Global surgiu quando a ONU se deu conta de que os governos por si só não seriam capazes de lidar com os diversos problemas vivenciados em todo o mundo hoje. Dessa forma, para estimular a sociedade a buscar formas de lidar com essas situações, foi criado o Pacto Global. “Se percebemos que pequenas ações têm um poder transformador, quando a ideia surge de importantes instituições, ela tem um alcance muito maior”, disse.

Equipe do TJPR

Os servidores que compõem a CASA-TJPR e que participam do processo de adesão ao Pacto Global são: Altimar de Souza Junior, Cibelle Zaia Machado, Daniele Schneider, Priscilla Kiyomi Endo, Suzane Lustosa dos Santos, Vinicius Silva Nass e Vitório Garcia Marini.

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR) disponibilizou em seu site institucional o primeiro relatório de ações enviado à Organização das Nações Unidas (ONU). Acesse o documento.