Programa Criança e Adolescente Protegidos realiza parceria com a Feira de Serviços Paraná Cidadão

Foto: Polícia Civil do Paraná

PROGRAMA CRIANÇA E ADOLESCENTE PROTEGIDOS REALIZA PARCERIA COM A FEIRA DE SERVIÇOS PARANÁ CIDADÃO

Centenas de crianças foram atendidas entre os dias 26 e 28 de abril em São João do Ivaí

Neste ano, o programa Criança e Adolescente Protegidos passou a integrar a feira de serviços “Paraná Cidadão”. A feira é coordenada pela Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e tem o objetivo de oferecer ações gratuitas que promovam cidadania e inclusão social a todos os paranaenses.

No último evento, realizado entre os dias 26 e 28 de abril, em São João do Ivaí, mais de 3 mil pessoas foram recebidas pelos órgãos e entidades parceiros, totalizando 5,5 mil atendimentos.

Exclusividade

Para as crianças e os adolescentes, público-alvo do programa, o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) realizou uma operação diferenciada, com um dia inteiro de atendimento exclusivo. Foram feitas quase 400 carteiras de identidade. No final do evento, a parte de documentação foi uma das mais procuradas e o Instituto registrou um total de 972 carteiras de identidade confeccionadas.

As próximas ações do Paraná Cidadão devem ser realizadas ainda em maio, nas cidades de Palmital, entre os dias 10 e 12; e Rio Bonito do Iguaçu, entre 24 e 26. O primeiro dia de cada evento permanece dedicado ao programa, com atendimento exclusivo para crianças e adolescentes realizarem a confecção de documentos de identidade.

Entenda o Programa Criança e Adolescente Protegidos

O programa foi criado com o objetivo de garantir o direito de identificação e fortalecer a rede de segurança pública contra desaparecimentos de pessoas, através da emissão da Carteira de Identidade, por meio da coleta de impressões digitais, de forma biométrica, de todas as crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino público.

A iniciativa, idealizada pela Desembargadora Lidia Maejima, 2.ª Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), é desenvolvida em decorrência da parceria firmada entre o TJ-PR e o Governo Estadual, através das Secretarias da Justiça, Educação, Segurança Pública, entre outras, e os Municípios participantes.

O projeto teve início em 2014, atuando, ainda como piloto, nos municípios de Londrina, Maringá e Ibiporã. No fim de 2015 conquistou o primeiro lugar do XII Prêmio Innovare, na categoria Tribunal, uma das mais importantes premiações da Justiça Brasileira. A partir daí o Criança e Adolescente Protegidos ganhou o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA/PR) e recebeu verbas do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

Em maio de 2016 o Governo Estadual reafirmou a parceria lançando oficialmente o projeto para todo o Paraná. A partir dessa data, os Postos de Atendimento totalmente informatizados do Instituto de Identificação do Estado (PATIs) se comprometeram em dedicar dois dias de trabalho por mês para atender exclusivamente os alunos encaminhados por escolas municipais e estaduais. Com isso, a previsão é de que mais de 1,5 milhão de crianças realizem sua identificação de forma totalmente gratuita.

Texto: 2.ª Vice-Presidência.

Com informações e fotos:IIPR e Polícia Civil do Paraná.