Programa de Qualidade e Melhoria em Auditoria do TJPR foi aprovado nessa segunda-feira


PROGRAMA DE QUALIDADE E MELHORIA EM AUDITORIA DO TJPR FOI APROVADO NESSA SEGUNDA-FEIRA

A iniciativa prevê avaliações internas e externas para o permanente aprimoramento do Departamento de Auditoria Interna e alcance da excelência dos serviços prestados

No dia 30 de agosto, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) aprovou a Instrução Normativa nº 69/2021, que institui o Programa de Qualidade e Melhoria em Auditoria do Tribunal de Justiça do Paraná (PQ-AUD TJPR). O Programa tem por finalidade a melhoria dos trabalhos individuais desenvolvidos pelo Departamento de Auditoria Interna (DAUDI), como também a avaliação em termos de aderência às normas e ao código de ética.  

Os resultados obtidos por meio de avaliações internas e externas permitirão melhorias da função auditoria, reduzindo o tempo de tramitação dos processos, o retrabalho e ampliando a eficácia das propostas de encaminhamento. Por isso, o Programa de Qualidade e Melhoria encontra-se alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 16 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos princípios norteadores da Gestão 2021/22. 

 

Estrutura de avaliação 

As avaliações serão subdivididas em internas e externas. As internas compreendem o monitoramento contínuo, realizado após a conclusão de cada atividade prevista no Plano Anual de Auditoria, e a avaliação periódica, pela qual se examinará a função auditoria, de maneira global, e será executada ao final de cada biênio. 

Soma-se, ainda, a possibilidade de avaliações externas, a cada quinquênio, por meio de autoavaliação com validação independente, ou mesmo por avaliador, equipe de avaliação ou outra unidade de auditoria independente. As avaliações serão realizadas pelos integrantes do DAUDI, das unidades auditadas, assim como por outros atores importantes no fluxo das auditorias.