Projeto Pacificar é Divino inaugura o primeiro “Espaço Pacificar” na Igreja Ágape Church

Foto: IRWL.

PROJETO PACIFICAR É DIVINO INAUGURA O PRIMEIRO “ESPAÇO PACIFICAR” NA IGREJA ÁGAPE CHURCH

No local, a Instituição poderá oferecer atendimento a todos que tiverem interesse em resolver seus problemas de forma consensual

Entrando na terceira fase de desenvolvimento, o Projeto “Pacificar é Divino”, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), por meio da 2ª Vice-Presidência, inaugurou o primeiro “Espaço Pacificar” na Igreja Evangélica Ágape Church. O evento foi realizado nesta quinta-feira (13/7), na sede da Igreja, localizada no bairro Xaxim, em Curitiba.

A inauguração contou com a presença do Presidente do TJ-PR, Desembargador Renato Braga Bettega, da 2.ª Vice-Presidente e Coordenadora do Projeto, Desembargadora Lidia Maejima, dos magistrados Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência; Fábio Ribeiro Brandão, Juiz Diretor da Vara Descentralizada do Boqueirão; Everton Luiz Penter Correa, Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau; do Pastor Grabriel Frecceiro, Presidente da Ágape Church, além de servidores Tribunal, fiéis da Igreja e facilitadores formados pelo Pacificar é Divino.

A sala, equipada com toda a estrutura necessária para a realização de sessões de conciliação e mediação, funcionará todas as sextas-feiras, das 8h às 18h. No local, a Instituição poderá oferecer atendimento a todas as pessoas que tiverem interesse em resolver seus problemas de forma consensual. Três integrantes da instituição participaram da capacitação do projeto e estão habilitados a atuar como facilitadores na promoção do diálogo e restabelecimento dos laços rompidos.

O Presidente do TJ-PR, Desembargador Renato Braga Bettega, ressaltou a importância de se criar uma cultura da paz e de se evitar a litigiosidade. E, segundo ele, a capacitação de líderes religiosos para realizar a conciliação é um importante passo para isso.

O Pastor Gabriel Frecceiro, presidente da Ágape Church, destacou a importância do projeto e a alegria em participar da iniciativa. “A inauguração do Espaço Pacificar na nossa Igreja foi um marco para nós. Desde que tomamos conhecimento do projeto, entendemos que se trata de algo que nasceu no coração de Deus. Estamos muito felizes em poder participar e, principalmente, por ser a primeira igreja a aderir. Conforme Jesus Cristo nos ensina no sermão do monte: 'Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus'”.

Sobre o Pacificar é Divino!

O Projeto “Pacificar é Divino” é uma iniciativa da 2.ª Vice-Presidência do TJ-PR e foi inspirado em iniciativas similares implantadas em outros tribunais estaduais, como o Tribunal de Justiça de Goiás e o do Distrito Federal. A proposta é unir esforços com todas as religiões interessadas com o objetivo de difundir a cultura do diálogo e da conciliação, promovendo a pacificação social e evitando o ajuizamento de ações.

A programa pretende aproveitar o excelente trabalho de aconselhamento já realizado nas igrejas, centros e templos religiosos, aliado às técnicas judiciais de solução consensual de conflitos, para tratar das disputas levadas pelos fiéis. Com isso, os acordos realizados dentro dessas instituições poderão ser homologados por um juiz.

Até o momento duas turmas já finalizaram o curso, com um total de 50 pessoas capacitadas.

Confira mais fotos do evento no Flickr do TJ-PR.

Texto: 2ª Vice-Presidência.