TJPR assina acordo de cooperação para implantar Laboratórios de Inovação


TJPR assina acordo de cooperação para implantar Laboratórios de Inovação
No Paraná, os quatro segmentos da Justiça estarão unidos com o propósito de criar soluções para dar efetividade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Qui, 21 nov 2019 18:30:29 +0000

Na última quarta-feira (13/11), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) firmou um acordo de cooperação técnica com a Justiça Federal do Paraná, o Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região (TRT-9) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para fomentar a adoção de práticas e de projetos inovadores.

A iniciativa promove as atividades realizadas nos Laboratórios de Inovação, que delinearão os indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O acordo prevê, inicialmente, a elaboração de estudos, pesquisas, criação e desenvolvimento de ações e projetos inovadores, visando à efetividade dos ODS.  A cooperação entre os órgãos participantes envolve o compartilhamento de práticas, conhecimentos e experiências referentes à inovação no setor público.

A assinatura do convênio ocorreu na sede da Justiça Federal e contou com a presença da Vice-Diretora da Seção Judiciária do Paraná, a Juíza Federal Luciana da Veiga; da Presidente do TRT-9, a Desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu; do Presidente do TRE-PR, o Desembargador Gilberto Ferreira; do Presidente do TJPR, o Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e da Conselheira Maria Tereza Uille Gomes, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Segundo a Conselheira do CNJ, a simbologia do laboratório de inovação no Poder Judiciário é muito forte: “O Paraná é o primeiro Estado em que os quatro segmentos da Justiça estão unidos neste propósito. É a primeira experiência do mundo como forma de institucionalizar a Agenda 2030. O espaço permite que o judiciário se abra para o diálogo e pense em soluções”.

Com informações da Justiça Federal.