TJPR começa a instalar sistemas de videoconferência em todo o estado

Foto: IRWL

TJPR COMEÇA A INSTALAR SISTEMAS DE VIDEOCONFERÊNCIA EM TODO O ESTADO

Aquisição de equipamentos que trarão economia e celeridade faz parte da política de priorização do 1º Grau de Jurisdição

O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) recebeu em janeiro, após a conclusão de um processo licitatório, equipamentos para a realização de videoconferência. A aquisição de 18 terminais de comunicação com imagens em alta definição, e de 300 kits contendo webcam e sistema de som, foi autorizada no ano passado pelo Presidente do órgão, Desembargador Renato Braga Bettega. O grande diferencial desse tipo de solução tecnológica é a realização de audiências ou reuniões sem a necessidade de deslocamentos, garantindo assim celeridade e economia ao Poder Judiciário do Paraná.

A ideia é reunir diversos participantes como se estivessem em um único ambiente. O sistema, que está em fase de implementação, será gerenciado pelo DTIC e tem capacidade para realização de até 80 videoconferências ao mesmo tempo com excelente qualidade de transmissão.

Além disso, os usuários terão a seu dispor diferentes ferramentas para aprimorar a experiência, como envio de mensagens de texto, compartilhamento das telas e apresentações com textos e imagens.

Após finalizada a implementação total da solução, os participantes das videoconferências poderão utilizar equipamentos portáteis, como celulares e tablets, tanto do sistema Android quanto do iOS, assim como computadores portáteis (notebooks) e computadores de mesa (desktops) que possuam o sistema operacional Microsoft Windows.

Chamadas e conexão

O sistema suporta a conexão de diversas pessoas, pela internet, de forma simultânea em diferentes localidades, com a reprodução e a gravação de vídeo e de áudio. As conexões não estão limitadas à rede corporativa do TJPR, pois pode-se utilizar outros meios, como redes 3G, 4G e fibra ótica. Nesses casos, porém, a qualidade da videoconferência estará limitada à capacidade de transmissão de dados das empresas de telecomunicação utilizadas e aos dispositivos dos usuários.

Outro ponto essencial é que a solução garante a “interoperabilidade” do TJPR com outros órgãos e entidades, possibilitando, por exemplo, a realização de reuniões ou a oitiva de presos dentro ou fora do estado.

A solução também permite integrar novos recursos físicos (hardware) e lógicos (software) ao longo do tempo, suportando um aumento substancial de carga sem que o seu desempenho seja prejudicado.

Os novos equipamentos

A aquisição desses equipamentos faz parte da política de priorização do 1º Grau de Jurisdição da atual gestão e vai gerar economia e maior segurança a servidores e magistrados, pois não serão mais necessários diversos deslocamentos que precisam ocorrer atualmente.

Foram adquiridos 18 Terminais de Comunicação FullHD, que contam com dois monitores de 55 polegadas, uma câmera em alta definição e dois microfones com alta sensibilidade de captação do áudio. Esses equipamentos foram distribuídos em Curitiba (DTIC, 1ª e 2ª Vice-Presidência, Corregedoria, Corregedoria-Geral da Justiça, Turmas Recursais, Secretaria e ESEJE), Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama.

Outros 300 kits, com webcam e sistema de som, para salas de audiências serão distribuídos a todas as Comarcas de Entrância Inicial, Intermediária e Final. À medida que os equipamentos forem sendo instalados, treinamentos serão realizados pelo DTIC para que eles sejam usados da melhor maneira possível. Antes do início da efetiva utilização dessa solução em todas as comarcas, os servidores deverão seguir normatizações que serão definidas pelo Tribunal de Justiça.