O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná inaugurou, na última sexta-feira (10/10), o novo Fórum da Comarca de Santo Antônio do Sudoeste. O nome do Fórum presta uma homenagem ao Desembargador Benjamim Américo de Freitas. O prédio tem 3.800 metros quadrados, divididos em dois pavimentos e está instalado em um terreno de 6.000 metros quadrados, doado ao Poder Judiciário pela Prefeitura do Município. O projeto arquitetônico é da arquiteta Georgia Frantz e a fiscalização da obra foi feita pela engenheira Regina Maria Castro Grein.
Na solenidade de inauguração, o Presidente do TJPR, Desembargador Guilherme Luiz Gomes, ressaltou o investimento que o Tribunal vem fazendo para dotar o primeiro grau de Jurisdição da estrutura necessária para atender com dignidade e rapidez à população do Paraná. "Essa é a principal finalidade do Poder Judiciário: prestar um serviço de qualidade à sociedade paranaense e esse Fórum, com modernas instalações foi construído para atender as atuais e as futuras demandas dessa Comarca tão importante", explicou o presidente.
Para o Prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Antonio Ortiña, essa obra valoriza ainda mais a Cidade. "A inauguração deste prédio mostra que Santo Antônio do Sudoeste está crescendo e evoluindo em todos os sentidos", destacou o prefeito.
Em seu discurso, o Juiz Diretor do Fórum, João Guilherme Barbosa Elias, lembrou que a prestação jurisdicional célere, efetiva e satisfatória depende muito da estrutura com a qual o juiz conta para desenvolver os trabalhos cotidianos. "Essa inauguração demonstra que a Presidência do Tribunal não tem medido esforços para dotar de melhoria significativa o primeiro grau de jurisdição, revelando assim seu respeito e preocupação não só com os juízes, promotores de Justiça, advogados, serventuários da Justiça, mas, principalmente, com os jurisdicionados", afirmou o Magistrado.
Além do Presidente do TJPR, também prestigiaram a solenidade o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o 2º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Fernando Wolff Bodziak; os Desembargadores Antônio Renato Strapasson, Luiz Carlos Gabardo, Hamilton Mussi Corrêa, Ruy Muggiati, Luiz Fernando Tomasi Keppen e Luís César de Paula Espíndola; o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Juiz Frederico Mendes Júnior; o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Doutor Fábio Ribeiro Brandão; a Juíza de Direito Substituta da Comarca de Santo Antônio do Sudoeste, Doutora Moema Santana Silva; a Juíza de Direito de Barracão, Doutora Branca Bernardi; a Juíza de Direito de Ampére, Doutora Pryscila Barreto Passos; a Juíza de Direito de Capanema, Doutora Rosiana Ceschin Gomes do Rego Assumpção; o Juiz de Direito Substituto de Capanema, Doutor Marcio Geron; o Juiz de Direito da 1ª Vara de Execuções Fiscais de Curitiba, Doutor Jederson Suzin; o Diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJPR, José Luiz da Silva Filho; o Diretor do Funrejus, Ronald Emílio Marques; o Capitão Glauber Antonio Selleti, da Assessoria Militar do Tribunal; o Juiz de Direito aposentado, João Casemiro Wiellicick; e o Coordenador Geral do Sindijus-PR, José Roberto Pereira.