TJPR promove Webinário Internacional sobre Justiça Restaurativa


TJPR PROMOVE WEBINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE JUSTIÇA RESTAURATIVA

O evento contou com especialistas nacionais e estrangeiros

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou, na última quinta-feira (25/11), o Webinário Internacional "Servindo às vítimas de crime através da Justiça Restaurativa”. O evento foi realizado em parceria com o Consulado Geral do Canadá, localizado em São Paulo, e transmitido pelo canal do YouTube da 2ª Vice-Presidência

Na oportunidade, foi anunciando a parceria com a Associação de Justiça Restaurativa da Província de Alberta, no Canadá, que disponibilizou, ao TJPR, o guia “Servindo as Vítimas do Crime Através da Justiça Restaurativa: Um Guia de Recursos para Líderes e Profissionais”, o qual foi elaborado pela Associação. A previsão é que a versão traduzida do guia seja disponibilizada na página da 2ª Vice-Presidência em fevereiro de 2022. 

Durante a apresentação do Webinário, pesquisadores canadenses exibiram os dados provenientes do Projeto Escuta, que foi implantado junto a comunidades indígenas no Canadá e tinha o objetivo de ouvir diretamente as vítimas, sobreviventes e prestadores de serviços que participaram dos processos de Justiça Restaurativa. “É importante que todos saibam que a Justiça Restaurativa é uma opção, e que saibam qual é seu resultado e seu seguimento. Portando, um foco na educação pública para a comunidade, e talvez também para as partes interessadas no sistema de justiça”, explicou a co-fundadora do Just Outcomes, Dra. Catherine Bargen. 

Participaram do evento a 2ª Vice-Presidente do TJPR e Presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Desembargadora Joeci Machado Camargo; a Coordenadora de Justiça Restaurativa do Comitê Gestor da Mediação Judicial e da Justiça Restaurativa do Nupemec, Dra. Laryssa Angélica Copack Muniz; a Cônsul Geral do Canadá, Dra. Heather Cameron; a Analista Sênior do Centro de Políticas para Questões de Vítimas do Departamento de Justiça do Canadá, Dra. Lara Rooney; e os especialistas em Justiça Restaurativa e co-fundadores da organização Just Outcomes Dra. Catherine Bargen e Dr. Aaron Lyons.