Tribunal de Justiça institui Núcleo Socioambiental para promover práticas de gestão ambiental


TRIBUNAL DE JUSTIÇA INSTITUI NÚCLEO SOCIOAMBIENTAL PARA PROMOVER PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL

O objetivo é fomentar iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e econômica

No fim de setembro, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Desembargador Renato Braga Bettega, instituiu o Núcleo Socioambiental do TJ-PR (Decreto Judiciário nº760/2017), em atenção à Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A criação do Núcleo Socioambiental tem por objetivo fomentar iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e econômica, além de disseminar práticas de gestão administrativa. O Núcleo vai trabalhar em conjunto com a Comissão Permanente de Gestão Ambiental do Tribunal, que já desenvolve atividades no Judiciário desde 2010.

Conheça a Comissão

A Desembargadora Ana Lúcia Lourenço foi nomeada recentemente para atuar como supervisora da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TJ-PR.

Também participam da Comissão a servidora Cibelle Zaia Machado, do Departamento de Patrimônio; Daniele Schneider, do Departamento de Engenharia e Arquitetura; Priscilla Kiyomi Endo, do Departamento de Planejamento; Suzane Lustosa dos Santos, do Departamento de Engenharia e Arquitetura; Vinicius Silva Nass, da Assessoria Jurídica do Gabinete do Secretário; e Vitório Garcia Marini, da Assessoria Jurídica do Órgão Especial.

Novos projetos

Dentre os projetos da Comissão está a implantação de ecomultiplicadores, que irão atuar tanto nas unidades jurisdicionais quanto nas áreas administrativas do Tribunal.

A Desembargadora Ana Lúcia Lourenço destaca que os ecomultiplicadores deverão auxiliar em todas as demandas ambientais, desde a concretização dos projetos até a fiscalização dos procedimentos. “Estamos buscando congregar esforços para a realização dos trabalhos da Comissão. Gostaria de contar com a participação de todas as Comarcas e de todos os servidores para que haja engajamento nas atividades.”

O projeto dos ecomultiplicadores já está em análise e deve ser aprovado pelo Presidente do Tribunal ainda em outubro.

Objetivos da Comissão Permanente de Gestão Ambiental

A gestão ambiental é uma das preocupações do Judiciário Paranaense. As ações da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TJ-PR estão voltadas para o estímulo de atitudes e procedimentos que levem ao uso consciente dos recursos naturais e dos bens públicos.

O intuito é reduzir os impactos ambientais e, para isso, serão   desenvolvidas várias campanhas de conscientização. 

Outro desafio será promover práticas ecoeficientes no ambiente de trabalho, com a finalidade de adequar o gasto público ao uso sustentável dos recursos naturais e bens públicos.

Resultados

Na última quarta-feira (11/10), a Comissão Permanente de Gestão Ambiental apresentou o relatório das atividades efetuadas para o Presidente do TJ/PR.

No mês de junho, por exemplo, foi realizado o 1º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável, voltado à conscientização e educação ambiental. Ainda, tendo em vista o incentivo às práticas socioambientais foram divulgados vídeos sobre a temática socioambiental na intranet do Tribunal.

Em parceria com a Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná (ESEJE), a Comissão promoveu também um Curso de Sensibilização Socioambiental, que foi disponibilizado para os servidores de todo o Estado via EAD (ensino à distância).

O Presidente salientou que é uma preocupação do Poder Judiciário a gestão sustentável. “Devemos atuar fortemente na conscientização, implementar ações que garantam práticas sustentáveis e avançar nesse sentido.” 

Contato

Para enviar sugestões e tirar dúvidas sobre questões ambientais, basta encaminhar email para ambiental@tjpr.jus.br.