XIII Semana Nacional da Conciliação será realizada em novembro


XIII SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO SERÁ REALIZADA EM NOVEMBRO

Interessados em participar da iniciativa poderão preencher um formulário disponível no site do TJPR

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) se prepara para a XIII Semana Nacional da Conciliação, a ser realizada em todo o país entre os dias 5 e 9 de novembro de 2018. A medida, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), terá reflexos em todo o estado do Paraná, ao passo que diversas Comarcas intensificarão seus esforços em prol da cultura da autocomposição, realizando não só as audiências de conciliação que já ocorreriam normalmente, mas também incrementando suas pautas de audiências.

Além disso, todas as Comarcas terão total autonomia para adotar as medidas que lhe pareçam mais adequadas para a profusão da cultura do diálogo, como a promoção de palestras, debates, cursos e outras atividades.

Visando dar ampla divulgação à Semana, o Tribunal de Justiça encaminhará ofícios à Ordem dos Advogados do Brasil, à Defensoria Pública e ao Ministério Público, convidando-os à seleção e indicação de processos nos quais entendem que é possível se obter a solução por intermédio da conciliação.

Caso o cidadão, ou outras instituições (públicas ou privadas) tenham também interesse em indicar processos nos quais vislumbrem possibilidade de acordo, poderão fazê-lo preenchendo os dados do seguinte formulário: QUERO CONCILIAR - SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO 2018.

Conciliação

A conciliação é uma forma de resolução de conflitos que pode ser aplicada em demandas que   ainda não foram transformadas em processos. Os interessados na busca da solução de uma demanda com o auxílio de conciliadores poderão solicitar mais informações sobre o tema nos Fóruns de suas cidades.

Até o momento da veiculação desta notícia, ao menos 80 unidades do Poder Judiciário do Estado do Paraná já haviam confirmado suas participações ativas na Semana Nacional da Conciliação.

 

Texto: 2ª Vice-Presidência.