CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Antônio Gomes da Silva

Des. Antônio Gomes da Silva

 

Antônio Gomes da Silva, filho de Altino Gomes da Silva e Maria Magdalena da Conceição, nasceu no dia 17 de julho de 1934, na cidade de Caruaru (PE). Casou-se com Ilda Spiacci Gomes da Silva. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma 1960. É diplomado pela Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, turma 1998.

Nomeado juiz substituto em 8 de julho de 1963, assumiu as comarcas de Campo Largo, Curitiba, Colombo, Araucária, Bocaiúva do Sul e Cerro Azul. Instalou e foi o primeiro juiz das comarcas de Umuarama e Nova Londrina. Nomeado juiz de direito em 6 de junho de 1964, judicou nas comarcas de Jaguariaíva, Cianorte, Bela Vista do Paraíso, Londrina e Curitiba, na qual foi titular da 1ª Vara da Família e da 4ª Vara da Fazenda Pública.

Foi promovido para o Egrégio Tribunal de Alçada do Estado do Paraná, no dia 30 de setembro de 1988,  presidindo a 2ª Câmara Cível, o II Grupo de Câmaras Cíveis e 4ª Câmara Criminal. Foi chefe do Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina, por eleição de seus pares, de 1973 até 1975.

Foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em 3 de maio de 1995, onde foi presidente da 5ª Câmara Cível e do II Grupo de Câmaras Cíveis. Foi professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Curitiba a partir de 1977, tendo se aposentado em abril de 1999. Também foi professor de Direito Civil na Escola da Magistratura do Paraná. Chefiou o Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina.

Aposentou-se compulsoriamente (aos 70 anos de idade) em 10 de agosto de 2004.

Faleceu em Curitiba, no dia 18 de setembro de 2020.