CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Aran Machado

 Des. Aran Machado

 

Aran Machado, filho de Manuel Machado Gonçalves e de Eleonor Machado, nasceu no dia 24 de agosto de 1915, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Casou-se com a Sra. Lígia Figueira Machado.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, colou grau no ano de 1944. Iniciou sua carreira na magistratura em 1945, como juiz substituto em Colombo. Em 1948 após prestar concurso, foi nomeado juiz de direito da comarca de Laranjeiras do Sul. Em 1951, foi removido para a comarca de Jacarezinho e mais tarde para Ponta Grossa, onde permaneceu até 1964, quando foi removido para a capital.

No dia 02 de agosto de 1973, foi nomeado para o cargo de desembargador, cargo em que se aposentou em 28 de janeiro de 1981. No magistério, iniciou sua carreira lecionando, na Faculdade de Direito de Ponta Grossa, as disciplinas de Direito Constitucional, Teoria Geral do Estado e Direito Civil. Na capital, foi professor na Escola Técnica de Comércio, anexa a Faculdade de Direito da Universidade do Paraná e na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia de Curitiba.

Faleceu no dia 24 de junho de 1989.

É patrono do Fórum de Cruzeiro do Oeste e do Fórum Eleitoral de Joaquim Távora.