CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Arno Gustavo Knoerr

Des. Arno Gustavo Knoerr

 

Arno Gustavo Knoerr, filho de Gustavo Knoerr e de Analisa Otília Knoerr, nasceu no dia 21 de abril de 1940, em Curitiba (PR). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma 1967.

Antes de ingressar na magistratura, trabalhou na indústria de máquinas para beneficiamento de madeiras, fundição de ferro e outros metais, fundada por seu pai e no setor de crédito da Hermes Macedo S/A. Foi solicitado acadêmico, credenciado junto a OAB, além de ser advogado na área Cível.

Conquistou o grau de bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em 1967. Em 20 de novembro 1970, assumiu, como juiz substituto, a Seção Judiciária de Paranavaí. Em 5 de junho 1974, foi promovido ao cargo de juiz de direito da comarca de Reserva. Exerceu, também, suas atividades nas comarcas de Morretes, Francisco Beltrão, Maringá (onde foi também juiz supervisor do Conselho de Conciliação e Arbitramento), Ponta Grossa e Curitiba. Em agosto de 1995 foi removido ao cargo de juiz de direito substituto em 2º Grau.

Em 10 de setembro de 1998 foi empossado juiz do Tribunal de Alçada e, no dia 31 de dezembro de 2004, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Aposentou-se, compulsoriamente, no dia 19 de abril de 2010.